Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Projeto 'Vestindo Inclusão' inaugura ponto de coleta no Fórum de São Luís

14/11/2023
Letícia Araújo

Na última segunda-feira, 13, representantes do projeto “Vestindo Inclusão”, do qual a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) é um dos parceiros, inauguraram mais um ponto de coleta de doações no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, em São Luís. O objetivo é promover a identidade profissional de pessoas saídas do Sistema Carcerário e, dessa maneira, garantir seu retorno ao mercado de trabalho.

Em parceria com Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF), com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP) e a Defensoria Pública do Maranhão, o projeto busca arrecadar vestimentas, calçados e acessórios masculinos e femininos novos ou usados e destiná-los aos egressos e egressas do sistema prisional, que estão sendo assistidos pelo “Escritório Social” e pelas Unidades Prisionais de Ressocialização.

Em levantamento realizado pelos Escritórios Sociais, ou seja, iniciativas que oferecem acolhimento a pessoas que cumpriram pena e seus familiares, apoio a volta à sociedade, ensino formal, curso técnico e profissionalizante, atestou-se que a qualificação e conhecimento técnico não são as únicas barreiras de retorno ao mercado de trabalho. Outros fatores que também representam entrave ao retorno desse público ao mercado de trabalho são elementos como linguagem inadequada e desacordo com o código de vestimenta da empresa.

Dessa forma, visando garantir a autoestima e a identidade profissional das pessoas saídas do sistema penitenciário, é que o projeto se faz necessário. A ação já possui diversos pontos de coleta na capital, nos quais a população em geral pode realizar suas doações, entre eles, a sede do Tribunal de Justiça (TJMA), localizada na Praça Pedro II, no Centro; a sede da Corregedoria Geral da Justiça, localizada na Rua Engenheiro Couto Fernandes, no Centro; e a Defensoria Pública do Maranhão, localizada na Avenida Júnior Coimbra, no bairro Renascença II.

A iniciativa ganha mais um suporte com a inauguração desse novo ponto de coleta, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Estiveram presentes durante a instalação do ponto, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, representando o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho; a juíza Diretora do Fórum, Maria José França; as juízas Mirella Cezar, Joseane Bezerra e Lúcia Helena Heluy. Além dos servidores da CGJ/MA, Ariston Apolonio e Tereza Fonseca.

ALINHADO AO CNJ

O Projeto “Vestindo Inclusão” tem fundamento no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da Resolução Nº 225/2016 que dispõe da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário e a Resolução N° 307/2019 que institui a Política de Atenção a Pessoas Egressas do Sistema Penitenciário, ambas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.



Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS