Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Corregedor-geral da Justiça recebe medalha do mérito acadêmico da Escola Judicial de Mato Grosso

HOMENAGEM

Publicado em 27 de Fev de 2021, 18h55. Atualizado em 1 de Mar de 2021, 10h39
Por Helena Barbosa

O desembargador Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça do Maranhão, foi condecorado com a “Medalha do Mérito Acadêmico Desembargador Mauro José Pereira”, oferecida pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT), nesta sexta-feira, 26, em reconhecimento a sua contribuição na formação continuada de juízes mato-grossenses. 

A cerimônia, realizada por videoconferência, contou com as presenças da presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas; do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira; da atual diretora da ESMAGIS, desembargadora Maria Erotides Kneip; da vice-diretora, desembargadora Helena Maria Bezerra; do desembargador aposentado Mário José Ferreira, que intitula a medalha, de magistrados formadores e de outras autoridades também homenageadas.

A medalha do mérito acadêmico ESMAGIS-MT, instituída em 2009, é entregue a personalidades que, por suas relevantes contribuições prestadas ao estudo, ao ensino do Direito e da jurisdição, sejam merecedores de distinção especial, por terem prestado nobres serviços junto à instituição, na gestão da desembargadora Maria Erotides Kneip (2019-2020). “O objetivo é distinguir e perpetuar a memória e o labor de pessoas e entidades que se dedicam ao engrandecimento do Judiciário Mato-Grossense, os quais destinaram seus préstimos à ESMAGIS-MT”, informou a direção da escola.

"A minha felicidade e o ponto alto desta cerimônia é constatar colegas magistrados tão empenhados na formação. Falamos em ética, muitas vezes, a compreendendo de maneira reducionista, entendendo que a ética é só atuar com probidade, honradez e correição, mas há também um outro componente forte da nossa ética que é a formação profissional. Um juiz que não se preocupa com sua formação profissional pode estar desrespeitando preceitos da ética", destacou o desembargador Paulo Velten em seu discurso. 

A homenagem foi seguida do lançamento do livro “Ativismo Judicial em Tempos de Pandemia”, coordenado pelo juiz de Direito, Luís Antonio Peleja Júnior e pela Desembargadora Maria Erotides Kneip, tendo a autoria coletiva de 24 magistrados do Poder Judiciário mato-grossense. Os artigos da obra tratam de análises de decisões judiciais, das Cortes Superiores, dos Tribunais estaduais e de juízes de Direito sobre temas que impactaram a sociedade durante a pandemia. 

O HOMENAGEADO

O desembargador Paulo Velten Pereira é mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É especialista em Direito Processual Civil também pela PUC/SP, em Direito Empresarial pelo Instituto Mackenzie de São Paulo (MACKENZIE/SP) e em Direito dos Contratos pelo Centro de Extensão Universitária (CEU/SP). Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM). Foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão – ESMAM no biênio 2017-2018.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br
asscomcgj@gmail.com

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS