A 1ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim está passando por correição geral ordinária, conforme portaria editada e publicada pela juíza titular, Laysa de Jesus Paz Mendes. As atividades de correição começaram nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 7 de março, com possibilidade de prorrogação por mais cinco dias, caso necessário. No período, ficam suspensas todas as audiências, exceto as de caráter urgente e as previamente designadas.
A magistrada determinou que 50 processos, entre os mais antigos, fossem separados para serem analisados por amostragem, além de outros 50 processos escolhidos de forma aleatória. Foi expedido convites às autoridades locais e aos advogados militantes na comarca para acompanhamento da abertura e do encerramento dos trabalhos correicionais. A juíza determinou o cadastramento da correição no sistema ‘módulo de correição Auditus’, bem como proceder a todos os registros devidos, observando rigorosamente o respectivo Manual de Orientação.
“Todos os atos referentes à correição serão cadastrados e anexados no Sistema Auditus, nos moldes lá previstos, dispensando-se feitura de relatório em separado”, finaliza a magistrada na portaria.
AUDITUS - A Corregedoria Geral da Justiça recomenda aos juízes a utilização do Sistema Auditus na realização de correições e inspeções ordinárias e extraordinárias das unidades judiciais e extrajudiciais. O acesso ao sistema é feito através da plataforma Sentinela. Instituído pelo Provimento Nº 1/2017, o Auditus digitalizou a realização das correições e inspeções em unidades judiciais e extrajudiciais na Justiça de 1º Grau maranhense, com o objetivo de tornar a atividade fiscalizadora mais célere e efetiva.
Michael Mesquita
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma