Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Congresso reúne assessores de comunicação do Judiciário em Maceió

03/07/2017

Gestão da Comunicação, da rotina operacional à dimensão estratégica: Este foi o tema da XIII edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – Conbrascom. O evento ocorreu em Maceió, entre os dias 28 e 30 de junho na Escola Superior da Magistratura de Alagoas e foi realizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Participaram do evento cerca de 200 jornalistas da Justiça de todo o Brasil. Do Maranhão, assessores da Corregedoria Geral da Justiça, Tribunal de Justiça do Maranhão, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), Ministério Público do Trabalho (MPT-MA), Defensoria Pública do Estado (DPE-MA), e Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Maranhão estiveram no congresso.

A palestra de abertura foi proferida pelo jornalista Jorge Duarte, que abordou a gestão da Comunicação, rotina operacional e dimensão estratégica. “Ainda existe a dificuldade da percepção do que é, de fato, a comunicação, em se tratando de governo e de autoridades. O principal papel da comunicação, em âmbito de Estado, é o de dar acesso ao cidadão, ajudá-lo a ter informações”, colocou o palestrante. Outro debate de destaque no congresso foi a “Comunicação Organizacional: O que falta para que alcancemos a dimensão estratégica?”, com o jornalista e professor Wilson Bueno e com Adryana Almeida, Sócia-diretora da Textual, formada em Artes Cênicas e fotojornalismo.

Além das palestras, o congresso ofereceu oficinas com temas modernos, entre os quais “Como obter melhores resultados no Facebook”, “Storytelling e memória organizacional”, e “Design Thinking: encontrando soluções criativas e medindo a efetividade da comunicação”.

Durante o evento aconteceu o Prêmio Nacional de Justiça, reunindo trabalhos escritos, peças institucionais, programas de televisão e de rádio. O projeto “10 Medidas Contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal foi o vencedor do grande prêmio deste ano.

INOVAÇÃO - Além da participação em painéis, oficinas e reuniões setoriais do Conbrascom, o Maranhão foi representado no XV Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, no qual foi finalista na categoria Inovação. O projeto “Juridiquês”, da Assessoria de Comunicação do TJMA conquistou o 3º lugar, após avaliações de júri técnico e voto popular. Foram 16 concorrentes na categoria. O projeto vencedor foi “Justina”, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Na categoria Artigo Acadêmico, concorreu o servidor do TJMA, Luiz Fernando Coelho.

“O papel da assessoria é hoje fundamental na construção do futuro. Nunca a Justiça esteve tão em foco, hoje ela está no centro das atenções. A sociedade olha para a Justiça como nunca olhou antes”, enfatizou Vladimir Netto, jornalista da Rede Globo e um dos palestrantes. Ele proferiu a palestra “Bastidores da Lava-jato: redes sociais e o pronunciamento das fontes no caso de maior repercussão do Brasil”.

Para Edney Pereira, Presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, o congresso cumpriu o papel de debater o tema proposto. “Encerramos esse conbrascom com a certeza de que todos os jornalistas que aqui estiveram voltarão para seus estados alimentados de ideias, energizados para debaterem e aplicarem em seus órgãos as iniciativas que aqui nasceram, quer em palestras, quer em oficinas. O encontro também foi válido pela troca de experiências e pelos temas abordados”, destacou.

Participaram do evento os servidores Márcio Rodrigo e Michael Mesquita, da Corregedoria Geral da Justiça; Roberta Gomes, Andrea Collins, Danielle Limeira, do Tribunal de Justiça do Maranhão; e Valquíria Santana, do Fórum Desembargador Sarney Costa.

 

Michael Mesquita

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

asscom_cgj@tjma.jus.br

www.facebook.com/cgjma

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS