Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Comitê Gestor de Atenção à Saúde discute ações de qualidade de vida para 2023

Durante o encontro, foi apresentado o planejamento do projeto Bem-Estar no Judiciário

15/02/2023
Ascom/TJMA

O Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário do Maranhão reuniu-se, nessa terça-feira (14), no Pleninho, para apresentar e discutir o planejamento das atividades do projeto “Bem-Estar no Judiciário” para 2023. Participaram do encontro integrantes de coordenadorias e comitês do Tribunal de Justiça.

A iniciativa visa promover qualidade de vida a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as), através de ações educativas e assistenciais em saúde multidisciplinar. A gestão do projeto é realizada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA através da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões.

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, participou da abertura do evento e enfatizou que a iniciativa demonstra a preocupação do Judiciário com a saúde e o bem-estar do seu corpo funcional.

Durante a abertura da reunião, o presidente e coordenador do Comitê, desembargador Jamil Gedeon Neto, explicou o objetivo do encontro. “Nosso intuito é desenvolver um planejamento com ações, programas e projetos voltados para a política integral de saúde física e mental de magistrados e servidores de 1º e 2º Graus, além de colaboradores, integrando todas as coordenadorias e setores do Tribunal de Justiça”, pontuou.

Na oportunidade, a coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial, Mariany Melo, apresentou as principais ações desenvolvidas em 2022, além das planejadas para este ano, incluindo campanhas, palestras, consultas, exames, dentre outras atividades. Também lembrou das principais resoluções  do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas para a promoção à saúde.

Foto colorida mostra desembargadores, desembargadora, servidores e servidoras do TJMA, durante reunião do Comitê de Atenção à Saúde, no Pleninho do Tribunal de Justiça, dispostos lado a lado em formato circular. Ao centro, um retroprojetor com apresentação. Na lateral direita, cortinas na cor vinho. Ao fundo, quadro na parede.

Durante a sua apresentação, Mariany Melo explicou que o Bem-Estar no Judiciário integra o programa Qualidade de Vida, Eixo Saúde do Planejamento Estratégico 2021/2026 do Poder Judiciário do Maranhão, bem como compõe o Plano de Logística Sustentável e o Comitê de Atenção Integral à Saúde do TJMA.

As ações do projeto “Bem-Estar no Judiciário” também integram o programa Justiça de Proximidade, da Alta Administração do Judiciário, que atende comarcas de todo o Estado.

Mariany Melo enfatizou a relevância da reunião realizada para o aperfeiçoamento das ações planejadas. “A importância de nós, enquanto instituição, termos um planejamento conjunto para que todos possam participar, sugerir e aprimorar essas atividades voltadas ao bem-estar de juízes, servidores e colaboradores”, frisou.

O presidente do Plano de Logística Sustentável do TJMA, desembargador Jorge Rachid Maluf, enalteceu a iniciativa do Comitê de Saúde em promover o encontro. “Achei extremamente importante esta iniciativa. A equipe está de parabéns. Essa política de atenção à saúde é fundamental. Afinal, servimos à sociedade. Então, precisamos ter um padrão de saúde física e mental para prestarmos um bom serviço à população. Estamos juntos nesta empreitada!”, afirmou.

Participaram da reunião a desembargadora Sônia Amaral, presidente do Comitê de Enfrentamento e Prevenção do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação; e o desembargador Lourival Serejo, presidente da Comissão de Documentação, Revista, Jurisprudência e Biblioteca.

Compareceram os integrantes do Comitê: juíza Laysa de Jesus Mendes, vice-coordenadora do Comitê; a juíza Maria José França Ribeiro; o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira, analista judiciário – direito; a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Milena Vieira de Oliveira, analista judiciária – administradora; a auxiliar de serviços operacionais, Conceição de Maria Cadilhe.

Participaram, ainda, o juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, coordenador do Comitê de Diversidade; a coordenadora do Núcleo de Gestão Socioambiental, Hayla Castelo Branco; o secretário executivo de desembargador, Luan Azoubel; o coordenador administrativo da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), Arthur Darub; a chefa da Divisão Médica, Keila Melo; a servidora do Comitê de Diversidade, Joelma Nascimento.

COMITÊ

O Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário do Estado do Maranhão está alinhado à Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 207, de 15 de dezembro de 2015.

O objetivo é desenvolver programas, projetos e ações ligados à Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário do Maranhão.

O Comitê teve sua estrutura estabelecida por meio da Resolução nº 502022, referendada durante sessão administrativa do TJMA, e assinada pelo presidente da Corte de Justiça, desembargador Paulo Velten. A designação dos membros para compor o Comitê foi realizada por meio do Ato da Presidência-GP nº 10, de 13 de fevereiro de 2023.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 


 

 

GALERIA DE FOTOS