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Relatório apresenta resultados do Plano de Logística Sustentável

26/02/2021
Juliana Mendes

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável (PLS) implantado no âmbito do Poder Judiciário para promover medidas de redução de gastos e de impactos ambientais. O Relatório apresenta os resultados de desempenho da Justiça estadual em 2020 e em anos anteriores, a partir da implantação do PLS em 2016, em relação a insumos como papel, água, copos descartáveis, energia elétrica, telefonia, limpeza, veículos e outros.

O documento destaca a eliminação de gastos para compra de copos descartáveis no âmbito do Judiciário a partir de 2018, devido à proibição instituída em julho de 2017 por meio de Ato da Presidência, sendo a compra desses utensílios substituída pela aquisição de canecas e xícaras de fibra de coco para os servidores e de copos de papel para o público externo. Dessa forma, a meta de redução de copos plásticos foi superada em 2017.

O Relatório demonstra também a redução de 42,8% no consumo de água em embalagem não retornável, que gerou economia de mais de R$ 74 mil. Já para água em embalagem retornável, houve redução de 16,4%, compreendendo uma queda de quase R$ 30 mil no consumo.

Em relação ao uso de papel A4, o documento mostra uma redução no consumo de 49,9% de papel A4 em 2020, em comparação ao de 2019, representando queda de mais de R$ 400 mil no gasto. Para tanto, foi implantada a certificação do Selo Verde, em que cada setor deveria alcançar a meta de redução de 20% em comparação ao seu consumo de 2019. A medida foi bastante efetiva e, em conjunto, com as ações de sensibilização, proporcionaram o referido resultado. A mudança de rotina com a substituição do trabalho presencial pelo teletrabalho é outro fator que favoreceu a redução no consumo de papel.

Também houve redução no consumo/gasto dos serviços de energia elétrica, água, esgoto e telefonia fixa, principalmente, devido à pandemia da Covid-19, onde a maior parte dos serviços, durante o ano, não foram realizados nas instalações físicas das unidades.

O Relatório apresenta ainda informações sobre gastos com reformas; gestão de resíduos; limpeza; vigilância; veículos e combustível; Qualidade de Vida e capacitação socioambiental.

 

Agência de Notícias do TJMA

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