Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário divulga resultado do Plano de Logística Sustentável 2023

O PLS permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho

12/03/2024
Natasha Olenka

O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão(TJMA) apresentou, nesta segunda-feira (11/3), o resultado do Plano de Logística Sustentável (PLS) 2023 à comissão gestora e às(aos) gestoras(es) de metas do PLS. A reunião foi presidida pelo coordenador do Núcleo, juiz Márcio Brandão, que ouviu os gestores e apresentou sugestões de caminhos futuros.

Durante a apresentação, o magistrado destacou que a cultura do uso de papel no Judiciário maranhense já está sedimentada e isso é comprovado através dos números relevantes. Atualmente, o Tribunal reduziu a 0,5 resmas per capita o consumo de papel no ano de 2023.

Quanto aos números da impressão, o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade destacou a importância do trabalho em conjunto e uma educação coletiva sobre os hábitos de impressão.

Outro ponto relevante destacado é a influência do Plano de Logística Sustentável nos contratos estabelecidos, contribuindo para que tenham menos custo e mais qualidade. Destaca-se o caráter abrangente do PLS, englobando diversas áreas do Judiciário, que se comprometem com o avanço da política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Maranhão.

Vale destacar que a observância às diretrizes do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Estado do Maranhão é obrigatória para todos (as) os (as) magistrados (as), servidores (as), estagiários (as) e funcionários (as) terceirizados (as) do órgão, sendo responsabilidade dos (as) titulares das unidades e demais gestores (as) a adoção das providências necessárias, no âmbito de suas atribuições, ao cumprimento das metas nele estabelecidas.

PLS

O PLS é um instrumento que se alinha à Estratégia Nacional do Judiciário e aos Planos Estratégicos dos órgãos, com objetivos e responsabilidades definidas, indicadores, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade que objetivem uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.

Álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS