Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Projeto Roda de Conversa do TJMA passa a funcionar em formato híbrido

27/11/2020
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, em parceria com a Divisão Médica e com a Coordenadoria de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira realizou dia 16 de novembro, mais uma edição do Projeto Roda de Conversa. Dessa vez, o público-alvo foram os servidores lotados na 5ª Vara Cível do Termo Judiciário de São Luís. A novidade é que o encontro foi realizado de forma presencial, ao contrário do que vinha ocorrendo desde a oficialização do estado de pandemia, fato que condicionou o projeto a ser realizado à distância, por meio de plataforma virtual. 

Durante o evento, que teve duas horas de duração, os servidores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências de suas novas rotinas de trabalho no contexto da pandemia e de socializar algumas questões inquietantes relacionadas ao Judiciário, tais como o processo de adaptação ao trabalho remoto, a dificuldade em conciliar o tempo entre as atividades profissionais e os serviços domésticos, sobretudo em relação ao cumprimento das metas estabelecidas pela Administração do Tribunal.

O evento contou com as participações da Diretora de Recursos Humanos, Danielle Mesquita, da Coordenadora de Acompanhamento e Desenvolvimento na Carreira, Rita Póvoa, e da psicóloga Ingrid Fernandes, Analista Judiciária lotada na Divisão Médica do TJMA, que vem atuando como mediadora do projeto desde 2018. 

A partir de agora, as edições do Roda de Conversa passarão a serem realizadas em formato híbrido, visto que, na capital, serão realizados encontros preferencialmente presenciais, ao passo que, nas comarcas do interior do estado, as edições ocorrerão à distância, com a utilização dos recursos disponibilizados pelas plataformas virtuais. 

Dependendo da necessidade de cada comarca do interior, poderá haver situação em que o encontro seja realizado no formato presencial. É o que está no período de 23 a 27 deste mês, quando a equipe do RH será deslocada para a comarca de Passagem Franca, onde fará visita técnica, com o objetivo de proceder ao diagnóstico do clima organizacional dessa comarca. Além disso, também haverá ações de treinamentos para os servidores e para a magistrada da unidade de trabalho.

RODA DE CONVERSA

Iniciado em 2018, o Projeto Roda de Conversa integra o Programa Gestão por Resultados no TJMA, envolvendo servidores e magistrados na discussão de temas de interesse comum em suas rotinas de trabalho, visando desenvolver as competências necessárias das equipes de trabalhos e alinhar esforços para o alcance dos objetivos organizacionais. Trata-se de um projeto que consiste na formação de grupos focais em áreas específicas de desenvolvimento de atividades do Judiciário a fim de proporcionar trocas de experiências entre unidades de trabalho de funcionamento e/ou de atribuições correlatas visando aprimorar e/ou uniformizar práticas positivas nas rotinas de trabalho. A partir dessas trocas, espera-se que os servidores possam otimizar os procedimentos e os resultados em suas unidades funcionais.

Nesse novo contexto, a Administração do TJMA, voltada para a avaliação de resultados, vem tendo um papel importante, na medida em que traz informações referentes à eficácia, à eficiência, à economicidade e à performance das políticas gerenciais vinculadas ao setor público. 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br 

GALERIA DE FOTOS