Na manhã da última sexta-feira, 22, a Central de Mandados de Açailândia promoveu uma roda de conversa, intitulada “A atuação do oficial de Justiça no Tribunal do Júri”, que ocorreu na Sala de Audiências da 1ª Vara Criminal de Açailândia, contando com transmissão por videoconferência. A ação faz parte de um projeto de compartilhamento de experiências entre os oficiais de Justiça que integram a Central de Mandados, mas que são oriundos de varas com competências distintas.
A iniciativa tem como objetivo padronizar rotinas e práticas funcionais, por meio de debates sobre a atuação desses profissionais. O primeiro encontro desse projeto reuniu Raijanles Fonteles, George Reis e Higino Galvão como facilitadores, todos eles são oficiais de Justiça que atuam em Varas Criminais e, na condução desse debate, apresentaram um roteiro da sessão de julgamento e um passo-a-passo de atos preparatórios.
Os oficiais de Justiça Raijanles Fonteles, George Reis e Higino Galvão mediaram o encontro
“Esse modelo de ação formativa agrega os Oficiais de Justiça e promove a capacitação contínua”, foi dessa maneira que Fernando Amaral, chefe da Central de Mandados de Açailândia, definiu a ação.
Além dos mediadores, o evento contou com a participação da convidada Socorro Nunes, oficiala de Justiça do Tribunal do Júri de São Luís. A profissional partilhou a sua experiência em relação aos ritos iniciais na Sessão ao cargo do Oficial e aos cuidados no trato com os Jurados.
Também participaram e foram incentivadores do evento, o juiz Diretor do Fórum, Aureliano Coelho Ferreira; e a juíza Selecina Henrique Locatelli, que atua no Tribunal do Júri.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br