Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Inscrições para ToadaTalk sobre cumprimento de mandados vão até 21/3

Públicos interno e externo podem participar do evento que abordará atendimento ao público LGBTQIA+

18/03/2024
Ascom/TJMA

Na próxima segunda-feira (25/3), acontece a primeira edição deste ano do Toada Talk, roda de conversa com o tema o "Atendimento ao público LGBTQIA+ no cumprimento dos mandados judiciais". A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação (ToadaLab), em parceria com o Comitê de Diversidade e a Escola Superior da Magistratura (ESMAM). O evento acontece no Auditório Madalena Serejo (Fórum do Calhau), das 9h às 12h

Além dos oficiais, oficialas de justiça e profissionais que atuam nas secretarias judiciais do Poder Judiciário do Maranhão, o público externo também poderá realizar a inscrição. Nesta edição, são 200 vagas disponíveis no sistema acadêmico Tutor (público interno) e formulário de inscrição (público externo), até 21/3.

INSCRIÇÕES PÚBLICO EXTERNO

INSCRIÇÕES PÚBLICO INTERNO

A roda de conversa tem como objetivo discutir a temática da diversidade de gênero para a compreensão dos conceitos da representatividade de todas as identidades de gênero, dentro de um contexto onde elas são respeitadas. O evento visa, ainda, a promoção de uma cultura institucional antidiscriminatória no atendimento aos usuários do sistema de justiça e elaboração de guia prático, com orientações para o atendimento do público LGBTQIA+ no cumprimento dos mandados judiciais.

O material a ser elaborado servirá como apoio ao trabalho executado pelos oficiais e oficialas de Justiça, padronizando a abordagem e orientando as equipes sobre como proceder nas diversas situações enfrentadas na prática, quando há divergência do nome social e nome civil das pessoas a quem se destinam as ordens judiciais. Também será possível orientar as secretarias judiciais para o atendimento ao público LGBTQIA+ e confecção dos mandados.

PALESTRANTES

  • Adrian Freire de Lemos Vilar 

Secretário do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT-MA)

Vice Presidente do Instituto Lilás de São José de Ribamar de Direitos Humanos

  • Jaciara Monteiro Santos Rodrigues

Oficiala de Justiça do TJMA

Laboratorista do Toada Lab

  • Bianca Joseh Bezerra

Técnica Judiciária

Membra do Comitê de Diversidade do TJMA

Moderador:

  • Luciano Lopes Vilar

Técnico Judiciário

Laboratorista do Toada Lab

Membro do Comitê de Diversidade do TJMA

TOADA TALK 

Trata-se de uma roda de conversa realizada pelo ToadaLab em parceria com a ESMAM, para debate de assuntos emergentes sobre inovação no judiciário. Tem o objetivo de promover um espaço de diálogo e reflexão, sobre os desafios e oportunidades na modernização de temas e serviços do poder judiciário e do sistema de justiça; compartilhar experiências e boas práticas; fomentar a cultura da inovação e a criação de soluções inovadoras para aprimorar os processos, serviços e acesso à justiça e discutir assuntos emergentes sobre o tema.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS