Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Biblioteca da ESMAM integra ações de conscientização da classe bibliotecária 

Mês da Pessoa Bibliotecária teve início em em 12 de março, em todo território nacional

26/03/2024
Ascom ESMAM

A Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), integrou-se a diversas ações que estão sendo realizadas em alusão ao Mês da Pessoa Bibliotecária, que iniciou em 12 de março, em todo território nacional. 

A convite do Conselho Regional de Biblioteconomia da 13ª Região, a escola judicial foi representada pela analista bibliotecária Joseane Cantanhede (foto no destaque, de amarelo), que participou, nos dias 13 e 14 de março, como palestrante nos painéis “A Biblioteca como Espaço de Letramento Racial” e “Por uma Biblioteca Decolonial: práticas de ação bibliotecária anticoloniais e antirracistas”, durante evento promovido pelo Curso de Biblioteconomia e Diretoria Integrada de Bibliotecas da UFMA e outras Instituições da área, que teve como tema central “Letramento Racial e Bibliotecári@ Antirracista”. 

Na ocasião, Joseane Cantanhede representou o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), do qual é integrante. “O objetivo é ampliar o debate e a conscientização política da classe bibliotecária, discentes e profissionais de áreas afins, no combate ao racismo estrutural e o papel das bibliotecas na construção de práticas antirracistas”, explicou. 

As mesas redondas reuniram profissionais da área, acadêmicos e docentes, no Auditório Sérgio Ferretti (Campus da UFMA) e no Palácio Cristo Rei (Praça Gonçalves Dias).

A ESMAM também esteve representada pela bibliotecária Manoelle Santos (foto abaixo), supervisora da Biblioteca Madalena Serejo, no 2º Encontro Nacional de Bibliotecas do Judiciário (ENABIJUD), que aconteceu no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de março, com o tema “Bibliotecas – Construindo Redes de Memória, Inovação e Direitos Humanos”, reunindo profissionais da informação que atuam em bibliotecas judiciárias.

Para Manoelle, o encontro funciona como um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências entre profissionais de bibliotecas, assumindo grande importância nas discussões diante do contexto contemporâneo, no qual as bibliotecas enfrentam desafios constantes em relação à preservação da memória, incorporação de inovações tecnológicas e promoção dos direitos humanos.

 

 

“É uma forma de acompanhar as boas práticas das bibliotecas que integram a Rede BIBLIOMEMOJUS e ali podemos constatar que alguns projetos desenvolvidos pela Biblioteca da ESMAM já contemplam ações voltadas para a Agenda 2030. O evento representou um combustível para a implementação de projetos na perspectiva de inovação, desenvolvimento consciente com acervo plural e as coleções em contínuo movimento”, observou.

Estiveram presentes no evento integrantes das Bibliotecas do TJMA e do Fórum de São Luís.

 

 

OUTRAS AÇÕES

Em março, as ações da Biblioteca da ESMAM contemplaram comemorações ao Mês das Mulheres. A equipe apresentou obras de autoria feminina enaltecendo as trajetórias históricas, conquistas, produções literárias e as várias "mulheridades", a partir da disseminação de informações e conhecimentos. Foram colocados à disposição do público a Estante Expositora Móvel com publicações de autoria feminina, oferecendo às servidoras, magistradas, colaboradoras, pessoas visitantes o acesso a obras de várias áreas do conhecimento.

 

 

A equipe, integrada também pela bibliotecária Jakelina Portugal (foto acima, ao meio), idealizou ainda outras ações para o mês festivo, como a série Socialize uma Leitura Marcante teve como foco a interação sobre livros de autoria feminina. A ação motivou a servidora Graciede Batista a compartilhar sua experiência literária, discutindo sobre “A cor púrpura”. "O livro traz uma reflexão sobre o lugar da mulher na sociedade e, ressalta a importância da comunidade, da sororidade e do poder de autoexpressão na busca pela igualdade e dignidade feminina", disse ela ao comentar a obra com outras colegas.  

DIA DA PESSOA BIBLIOTECÁRIA 

Celebrada desde 12 de março de 1980, quando foi instituída pelo Decreto 84.631, a data homenageia Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. A data enaltece esta profissão e os profissionais que atuam como guardiões do conhecimento humano e verdadeiros guias pelos labirintos dos saberes.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2801

GALERIA DE FOTOS