Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Prorrogadas até 31 de maio as inscrições para o curso Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa

Vagas estão disponíveis no sistema Tutor

30/05/2023
Bruna Castro

A Escola Superior de Magistratura do Maranhão (ESMAM) prorrogou até 31 de maio as inscrições para o curso Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa. Tendo como público-alvo servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o curso será realizado nos dias 5 e 6 de junho (16 horas-aula), de forma presencial na sede da escola judicial. Participa como fromador a professora doutora Bruna Feitosa Serra de Araújo.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI –  até 31 de maio.

A violência contra o idoso é uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção. O obejtivo do curso é garantir que a a tutela da pessoa idosa seja analisada e discutida pelos servidores e servidoras do TJMA, promovendo a compreensão e a importância dos Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, além de apresentar e discutir o significado dos institutos fundamentais, de forma a estimular a capacidade de análise, domínio de conceitos e terminologia jurídica, argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais envolvidos.

Entre outros pontos a serem discutidos estão a preparação para utilização de elementos de doutrina, jurisprudência e legislação componentes da técnica jurídica do Direito da Pessoa Idosa, com uma visão crítica e consciência sociopolítica; e o desenvolvimento das competências e habilidades definidas, quais sejam: leitura e compreensão de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas; correta utilização da terminologia jurídica da Ciência do Direito; utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica no julgamento e tomada de decisões; domínio de tecnologias, métodos e interpretação para permanente compreensão e aplicação no Direito da Pessoa Idosa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Pessoa Idosa.
  2. Direitos e garantias fundamentais constitucionais.
  3. Marco regulatório infraconstitucional.
  4. Estatuto do Idoso.
  5. Política Nacional do Idoso.
  6. Crimes contra o idoso.
  7. Instituições do Sistema de Justiça.
  8. Rede de Proteção

 

SOBRE A FORMADORA

Bruna Feitosa Serra de Araújo é advogada, doutora e pós-Doutoranda em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (UFMA), doutora e mestra em Políticas Públicas (UFMA), mestra em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (UNICEUMA). 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS