Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Nova diretoria da ESMAM conhece ações da escola judicial

Reunião prévia teve como objetivo aprofundar informações sobre a estrutura, funcionamento e andamento ações executadas na atual gestão

24/12/2022
Ascom ESMAM

O desembargador José de Ribamar Castro e a desembargadora Sônia Amaral, diretor e vice-diretora eleitos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), para o biênio 2023 - 2024, reuniram-se com as equipes administrativa e pedagógica da entidade, com o objetivo de aprofundar informações sobre a estrutura, funcionamento, ações executadas na atual gestão e o plano de metas em andamento. 

Na ocasião, o atual diretor da escola judicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, e o secretário-geral, Osman Bacellar Neto, apresentaram aos futuros gestores a equipe de profissionais do quadro funcional da ESMAM, detalharam a atribuição de cada área, resultados obtidos durante os dois últimos anos, bem como explanaram sobre a dotação orçamentária da entidade, que conta com recursos do Fundo Especial da Escola Superior da Magistratura (FESMAM) e do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciãrio (FERJ).

Castro, que já atuou como vice-diretor da ESMAM, no biênio 2017-2018, disse que pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvidom pela atual mesa diretora, mantendo a excelência e o plano de expansão dos serviços ofertados pela escola. "Vamos fazer um trabalho de equipe, com diálogo e cooperação entre todos que compõem a instituição. Você são a mola mestra que têm impulsionado o crescimento dessa escola tão importante para o aperfeiçoamento da magistratura e dos profissionais que atuam no Judiciário", concluiu.

Fundada há 36 anos, a escola judicial do Maranhão tem como missão promover a formação inicial e continuada da magistratura e dos profissionais do Judiciário maranhense, oferecendo serviços jurídico-educacionais para a comunidade, contribuindo para aumentar a efetividade na prestação jurisdicional por meio do ensino e da pesquisa.

NOVA DIREÇÃO

A nova diretoria foi eleita em sessão Plenária Administrativa, no dia 30 de outubro e tomará posse no mês de fevereiro. O nome do desembargador Ribamar Castro foi indicado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten Pereira, e aclamado por unanimidade pelos demais desembargadores que compõem a Corte estadual de Justiça. O diretor eleito teve a prerrogativa de escolher a vice-diretora, convidando Sonia Amaral para o cargo.

José de Ribamar Castro é graduado em Filosofia e Direito, e pós-graduado em Filosofia Contemporânea (UFMA) e Direito Processual Civil (UFPE). Professor adjunto de Direito Constitucional, Filosofia Geral e Direito de Família (UFMA); formador da ESMAM; membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; autor de Apontamentos de Organização Social e Política; Lampejos Medievais; Biografia de José Maria de Jesus Marques; Tutela Antecipada e Breves Considerações Históricas sobre a Justiça Militar no Maranhão.

Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro é graduada em Direito, mestra em Ciências Jurídicas (Faculdade de Direito pela Universidade Clássica de Lisboa - FDUL) e em Políticas Públicas (UFMA), doutoranda em Direito (UNOESC-ESMAM); professora da disciplina de Juizado Especial Cível e Processo Penal da ESMAM.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

 

GALERIA DE FOTOS