O Tribunal de Justiça do Maranhão instituiu o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário estadual, conforme a Portaria GP 340/2024, no dia 19 de abril passado. O plano, elaborado para o triênio 2024 a 2026, busca promover a modernização e aprimorar a eficiência dos serviços prestados pelo Judiciário.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes e objetivos estratégicos estabelecidos no PEI-PJMA (Planejamento Estratégico Institucional – Resolução-GP-44/2021-TJMA), na Entic-JUD (Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário – Resolução CNJ Nº 370/2021) e na Ensec-PJ (Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário – Resolução CNJ Nº 396/2021).
O novo Plano Diretor de TIC incorpora as melhores práticas na gestão de TIC, objetivando otimizar processos, agilizar o acesso à justiça, garantir segurança de todo o ambiente de TIC do Judiciário maranhense, entre outros, utilizando uma abordagem abrangente e colaborativa.
O plano está estruturado nos pilares de modernização da infraestrutura tecnológica, promover melhorias nos serviços de atendimento ao usuário, segurança da informação, gestão em aquisições e contratações e capacitação dos servidores.
Modernização da infraestrutura tecnológica: o plano prevê a atualização e a modernização da infraestrutura de hardware e software do Tribunal, incluindo a migração para a nuvem, a implementação de soluções de inteligência artificial e a ampliação da conectividade.
Promover melhorias nos serviços de atendimento ao usuário: neste pilar, prevê incremento na qualidade dos atendimentos e da experiência dos serviços ofertados aos usuários do Poder Judiciário, seja de forma presencial ou virtual.
Segurança da informação: prevê a implementação de medidas para garantir a segurança da informação do Tribunal, desde a proteção a ataques cibernéticos até a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.
Gestão em aquisições e contratações: prevê estruturar processos de trabalho com foco na gestão orçamentária, financeira e gerenciamento de custos, bem como no planejamento, execução e monitoramento das contratações de materiais e de serviços.
Capacitação dos servidores: segundo este pilar, o Tribunal investirá na capacitação dos servidores para que possam utilizar as novas tecnologias de forma eficiente. De acordo com o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Diretoria de Informática e Automação, o estabelecimento do novo Plano Diretor de TIC do PJMA é um marco importante para a modernização da Justiça maranhense e representa um compromisso do Tribunal com a prestação de um serviço de qualidade à sociedade.
Agência TJMA de Notícias
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