Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM promove ações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

03/11/2022
Ascom ESMAM

Em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - 23  a 29 de outubro -, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), por meio da Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo, realizou uma série de atividades relacionadas à data.

A entidade alinhou as ações comemorativas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), enfatizando o direito à informação, em uma perspectiva social, conforme propõe o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS 4, que é o de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Nessa perspectiva, a Biblioteca da ESMAM recebeu visita de pesquisadoras, pesquisadores, autoras e autores, como a professora de História do IFMA, Campus Itapecuru-Mirim, Antônia Andrade, que doou à escola judicial sua obra “Laços de compadrio entre escravizados/as no sul do Maranhão” - uma vasta pesquisa sobre os testamentos, registros de casamento, de compra e venda de escravos e, especialmente, documentos de batismo. 

Também esteve na instituição o juiz coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA, Marco Adriano Fonseca. O magisrado ofereceu ao acervo da biblioteca o livro “O Saber como Resistência – I Coletânea ENAJUN/FONAJURD”, que retrata os conhecimentos, saberes e experiências do povo negro brasileiro como verdadeira expressão do amadurecimento das lutas iniciadas há séculos pelo movimento negro. 

Ainda como parte da programação da semana, foi organizada visita ao Museu Desembargador Lauro de Berrêdo Martins, localizado no Tribunal de Justiça do Maranhão, com partiicpação de um grupo de servidores da ESMAM e funcionários da empresa prestadora de serviços terceirizados Gestor. A exposição é constituída por documentos e peças raras da cultura e memória do Poder Judiciário.

Os visitantes, guiados pela equipe de bibliotecárias da escola judicial, também conheceram a exposição "Maria Firmina dos Reis: 200 anos inspirando humanidades", que celebra o bicentenário da romancista, professora e musicista negra Maria Firmina dos Reis, considerada uma das personalidades mais importantes da literatura nacional.

BIBLIOTECA DA ESMAM

A Biblioteca funciona como uma unidade de apoio às ações formativas realizadas pela ESMAM, tendo uma atuação pautada na perspectiva da educação permanente no ambiente corporativo. A Semana Nacional foi instituída pelo Decreto nº. 84.631/1980, com o objetivo de enaltecer a importância da leitura, propagar a cultura, estimular o conhecimento e difundir o livro e a biblioteca, possibilitando a democratização do conhecimento.

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão possui obras publicadas com o selo editorial Edições Esmam, desde 2007, e tem contribuído efetivamente para a divulgação da produção intelectual dos magistrados, servidores e estudiosos do Direito e das ciências afins. 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS