A Secretaria Judicial Única Digital (SEJUD) do Polo de Balsas, responsável por receber e executar serviços auxiliares em processos eletrônicos das unidades judiciais vinculadas, adotou medidas para agilizar o andamento dos processos virtuais.
Na última sexta-feira (19), a equipe dessa unidade conseguiu zerar cerca de 800 processos que estavam sem movimentação na secretaria judicial há mais de 100 dias, em todas as varas vinculadas.
A próxima etapa será uniformizar as rotinas e procedimentos na administração dos serviços, para ganhar agilidade no cumprimento de atos processuais.
AÇÕES INTEGRADAS
Em agosto, serão realizadas ações integradas com as varas vinculadas, para oferecer suporte e capacitação técnica às equipes de trabalho, com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação dos serviços judiciários.
A SEJUD de Balsas foi criada pela Resolução nº 33/2024 e entrou em funcionamento em 20 de maio deste ano. Funciona no Fórum local, das 8h às 18h, sob a coordenação do juiz Douglas Lima da Guia, com auxílio do secretário judicial Matheus da Silva Justino e uma equipe de 19 servidores.
DEMANDA
Segundo informações do secretário Matheus Justino, a SEJUD de Balsas possui uma demanda de 7.732 processos, recebidos da 1ª Vara (2.847); 2ª Vara (2.362); 3ª Vara (1.750) e 773 de Alto Parnaíba.
É a quarta SEJUD instalada pelo Poder Judiciário no Maranhão e a segunda do interior do Estado com competência mista para demandas cíveis, da fazenda pública, de família e outras espécies, menos penal, Lei Maria da Penha e Juizados Especiais, que têm secretarias próprias.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br