Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante atinge mais de 86% de acordos realizados em Balsas

Em três dias no município, projeto do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA fechou mais de R$ 390 mil em negociações e alcançou percentual recorde em acordos feitos no ônibus do TJMA

Publicado em 17 de Jul de 2025, 8h00. Atualizado em 17 de Jul de 2025, 9h20
Por Paulo Lafene

O projeto Conciliação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Maranhão, alcançou índice de 86,81% de acordos realizados, de 14 a 16 de julho, dias em que a unidade móvel atendeu a população do município de Balsas, no sul do estado, distante 810 km de São Luís. O percentual atingido é recorde em acordos feitos no ônibus do TJMA.

O projeto ajuda a resolver, de forma gratuita, situações relacionadas a divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento espontâneo de paternidade, pensão alimentícia, regulamentação de guarda, dentre outras, mas a renegociação de dívidas teve um papel preponderante para a conquista do índice recorde.

Foto horizontal: Conciliação Itinerante em Balsas. Nesta foto, aparecem duas pessoas, uma mulher e um homem, em pé, na frente de um ônibus predominantemente azul-claro, com detalhes em amarelo e uma imagem impressa na lateral, além do texto "Conciliação ITINERANTE". A mulher está à esquerda da imagem, sorrindo e olhando para a câmera. Ela tem cabelos loiros e usa óculos. Veste um vestido estampado em tons neutros, com mangas compridas e um cinto marcando a cintura. Suas mãos estão  entrelaçadas à frente do corpo. O homem está à direita da imagem, também sorrindo e olhando para a câmera. Ele usa óculos e veste um terno claro com uma gravata escura. Suas mãos estão unidas à frente do corpo. O ambiente externo é numa praça, com algumas árvores e, ao fundo, é possível ver outras pessoas e o que parece ser motocicletas ou veículos. A luz do sol indica que é dia.  A imagem parece estar relacionada ao mesmo evento da foto anterior, "Conciliação Itinerante em Balsas", dado o texto no ônibus.

A predisposição das lojas, em trazer acordos possíveis de cumprimento pelo consumidor, facilita bastante a adesão. E os conciliadores preparados, também, com sua expertise, ajudando nesse fluxo, têm conseguido um índice muito grande de renegociações de dívidas", avalia o juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec-TJMA), Rodrigo Costa Nina, que recebeu, nessa quarta-feira (16/7), a visita da juíza Larissa Tupinambá, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejur) (foto acima).

A ação, durante os três dias, movimentou R$ 390.945,25, em valores negociados, em Balsas. Das 91 audiências realizadas, 79 tiveram acordos. Houve, também, 51 encaminhamentos e 34 orientações jurídicas. Um exemplo da predisposição citada pelo juiz Rodrigo Nina foi posto em prática pela auxiliar administrativa e de cobrança Maiara de Souza Oliveira Pinto, representante de uma loja de calçados, enxovais e confecções.

Ela chegou ao ônibus da Conciliação Itinerante por volta das 8h30. Duas horas e meia depois, já havia fechado acordo com 11 clientes, que renegociaram suas dívidas de forma on-line – de casa ou do local de trabalho. Maiara passou pelas mesas de três conciliadores e duas conciliadoras. “Onze acordos e o total de trinta e quatro mil e cem reais”, contabilizou.

A experiência foi inédita na vida profissional da auxiliar de cobrança, que creditou grande parte do sucesso das renegociações às conciliadoras e aos conciliadores.

Foto horizontal: Conciliação Itinerante em Balsas. Nesta foto, aparecem duas pessoas, um homem e uma mulher, dentro ônibus do projeto Conciliação Itinerante. O homem está sentado em uma mesa de madeira clara, de frente para um notebook aberto. Ele usa óculos e uma camiseta preta com uma inscrição em branco, que parece ser um logotipo. As mãos dele estão sobre o teclado do computador. Há papéis na mesa e alguns fones de ouvido. A mulher está de pé ao lado do homem, olhando para ele. Ela tem cabelos escuros e compridos, e está vestindo uma camiseta preta com um logotipo em amarelo e uma saia escura. Ela segura alguns papéis nas mãos. Através da janela, é possível ver um ambiente externo de rua, com prédios e motocicletas estacionadas. Há um letreiro visível que diz "DROGARIA POPULAR".

“É impossível, num dia, num tempo como esse, de 8h30 às 11h. Sem a ajuda deles, não seria possível”, reconheceu Maiara (foto acima), que revelou ter tido muita dificuldade, antes da intermediação do projeto Conciliação Itinerante. Segundo ela, os acordos possibilitaram a redução da dívida em até 90%, em alguns casos.

Foto horizontal: Conciliação Itinerante em Balsas. Nesta foto, uma mulher está sentada em uma mesa de madeira clara, trabalhando em um notebook. Ela está vestindo uma camiseta branca com uma estampa que inclui a palavra "ITINERANTE" e uma saia preta. Seu cabelo é escuro e liso. Ela está focada na tela do computador e segurando um mouse com a mão direita. Sobre a mesa, além do notebook e do mouse, há um celular, um caderno aberto, uma garrafa térmica rosa e outros objetos menores. Atrás dela, há uma janela coberta por persianas horizontais claras. O ambiente é o interior do ônibus do projeto "Conciliação Itinerante". Há prateleiras de madeira acima da janela e um design de interior funcional e compacto.

“Eu acho que a fórmula é como a gente conduz a audiência, demonstrando para a parte que aqui é uma oportunidade de renegociação de débitos e a parceria, também, da loja em relação à flexibilidade do pagamento, do parcelamento, para entender a pessoa e poder chegar a um entendimento, a um acordo”, entende a conciliadora Sheyla Rodrigues (foto acima).

DIVÓRCIO

Como em dias anteriores, o divórcio também esteve na agenda do último dia de trabalho da equipe do projeto em Balsas. Domingos Barbosa de Morais e, até então, Letícia Araújo de Morais (na foto em destaque da matéria) puseram fim a uma relação de oito anos – sete anos de convivência, mais um ano de casamento oficializado.

“A melhor coisa do mundo foi vir assinar esse divórcio”, comemorou a, agora, Letícia Souza Araújo.

“O atendimento foi de uns vinte minutos, mas foi bom. Rapidinho”, disse Domingos.

“O atendimento foi maravilhoso, muito bom, bom mesmo; que venham mais vezes resolver os problemas da gente, viu?”, finalizou – e convidou – Letícia.

Fazem parte da equipe do projeto Itinerante, em mais uma edição no sul do Maranhão, as conciliadoras Lucieni Aquino e Sheyla Rodrigues, os conciliadores Filon Krause, Moisés Ferreira, Guilherme Freire e Lucianno Amado, além do assessor jurídico Gustavo Garcia e Vanessa Nunes, no apoio administrativo.

SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS

Nesta quinta-feira (17/7), o projeto Conciliação Itinerante atende a população da comarca de São Raimundo das Mangabeiras, das 8h às 17h, na Praça da Família, Avenida Rodoviária, bairro São Francisco; Na sexta-feira, dia 18, a equipe encerra mais esta etapa no sul do Maranhão, no município de São Pedro dos Crentes, na Praça da Prefeitura, em frente à Secretaria de Assistência Social, Centro.

AGENDAMENTO

O agendamento prévio para o projeto Conciliação Itinerante poderá ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou pelo formulário eletrônico, disponível no site do projeto, no Portal do TJMA. É possível também realizar o agendamento de forma presencial, no local do atendimento, e aguardar atendimento na sequência.

Veja o álbum atualizado de imagens de Josy Lord.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS