Após percorrer 12 comarcas em visitas técnicas aos fóruns do interior do Estado, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luiz Almeida, reuniu nesta segunda-feira (20) com sua equipe de auxiliares para traçar planos e diretrizes destinadas às demandas judiciais e administrativas identificadas em conversas com juízes(as) e servidores(as).
Participaram da reunião os juízes(as) auxiliares Nelson Ferreira Martins Filho, Marcelo Moreira, Lavínia Macedo e Karine Reis Bógea, a diretora da Secretaria da CGJ, Allana Prazeres, a coordenadora de finanças e de pessoal, Diana Teles, e os assessores Pollyana Soares Freitas e Mário Lobão.
Desde o início da atual mesa-diretora, em 30 de abril, o corregedor-geral já inspecionou as comarcas de Santa Rita, Anajatuba, Vargem Grande, Itapecuru-Mirim, Eugênio Barros, Tuntum, Vitória do Mearim, Paulo Ramos, Vitorino Freire, Olho d’Água das Cunhãs, Bacabal e São Mateus.
Paralelamente, também ocorreram correições ordinárias em Anajatuba, Arari, Cantanhede, Vitória do Mearim e Bacabal, conduzidas pela juíza auxiliar Lavínia Macedo.
Durante a reunião, a equipe de trabalho definiu que a cada 15 dias serão realizadas reuniões para deliberação e acompanhamento das demandas apresentadas durante as visitas. Cada situação será abordada com a criação de processos específicos, com indicação de ações concretas.
O corregedor-geral destacou que durante as visitas foram identificadas diversas situações de natureza distinta, incluindo a necessidade de apoio institucional, intervenções estruturais e suporte administrativo, em alguns casos, podendo ser implementadas soluções simples com o suporte de quem está fora do problema, proporcionando uma visão externa da situação.
“Sabemos que não vamos conseguir resolver todos os problemas, mas não podemos deixar os colegas sem resposta. Há questões que talvez não precisem de uma intervenção estrutural, mas de inteligência para agir e tomar decisões”, orientou o corregedor.
As próximas visitas estão agendadas para ocorrer no Sul do Estado, onde a Corregedoria seguirá em diálogo com magistrados(as) e servidores(as) comunicando as prioridades da atual gestão, como o impulsionamento do julgamento das ações criminais e de execução fiscal.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br