Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Nova versão do Sistema Termojuris identifica processos para movimentação

Duas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a gestão dos processos e reduzir a taxa de congestionamento da demanda

10/05/2024
ASSCOM CGJMA

O Sistema “Termojuris”, utilizado pela Corregedoria Geral da Justiça para acompanhar a produtividade das varas, juizados e turmas recursais, foi atualizado para a versão 6.4, que oferece  novas funcionalidades para juízes e juízas, servidores e servidores gerenciarem as estatísticas processuais na Justiça de 1º Grau.

Duas novas funcionalidades foram instaladas, em 30 de abril, no Sistema Termojuris, para facilitar a gestão dos processos, aumentar a rapidez de tramitação e reduzir a taxa de congestionamento da demanda.

Uma das funcionalidades identifica processos classificados como “especiais”, com prioridade de tramitação, que exigem atuação de forma imediata ou a curto prazo das equipes das unidades judiciais. A outra, introduz uma planilha com dados sobre os processos cadastrados com prioridade de tramitação.

ANDAMENTO DOS PROCESSOS

A relação dos processos é extraída por meio de uma planilha de dados (Dados Analíticos-Processos Especiais contabilizados considerando o “Tipo Último Movimento” e identificando vários movimentos relacionados à extinção, trânsito em julgado (sentença definitiva), prazos decorridos, dentre outras situações.

“Essa nova versão da ferramenta muito contribuirá para verificação e melhoria dos indicadores das unidades judiciais, diante de sua relevância e utilidade prática”, informou a juíza Kariny Bogéa Santos, coordenadora de planejamento e inovação da CGJ-MA

A identificação de forma rápida das prioridades de tramitação impactará positivamente o andamento de processos que envolvem idosos, pessoas com doenças graves e deficiência, processos e atos relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outras situações previstas em lei.

Tela do Sistema Termojuris, com estatísticas de processos que aguardam movimentação na Justiça estadual de primeiro grau.

PROCESSOS AGUARDANDO MOVIMENTAÇÃO

A Corregedoria preparou um informativo para orientar as equipes das unidades judiciais, por meio de um passo a passo sobre como acessar a ferramenta.

Para acessar as novas funcionalidades, é necessário entrar no Sistema Termojuris com os dados das unidades judiciais, depois clicar em “Processos Aguardando Movimentação-Secretaria”, no menu principal.

A relação dos processos é extraída por meio de uma planilha de dados (“Dados Analíticos-Processos Especiais”), contabilizados considerando o “Tipo Último Movimento” e identificando vários movimentos relacionados à extinção, trânsito em julgado, prazos decorridos, dentre outros dados estatísticos.

Dentre outras informações, o Sistema Termojuris informa a quantidade de processos que aguardam movimentação; os processos transitados em julgado (com sentença definitiva); validação de acordos; processos com prazo decorrido e outras demandas sob as responsabilidades da secretaria judicial.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS