Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís realiza vacinação contra gripe

GRUPOS PRIORITÁRIOS

04/04/2024
Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), realizou nessa quarta-feira (03) campanha de vacinação contra influenza (gripe), para os grupos prioritários. Foram aplicadas 77 doses. Os servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, magistrados e magistradas, além de seus dependentes, também puderam atualizar a carteira de vacinação com outras vacinas.

Além da vacina contra a gripe para grupos prioritários, foram disponibilizadas, para o público adulto e infantil, doses contra tétano, meningite (para crianças), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), poliomielite, DTPA, HPV, hepatite B, Covid-19 (adulto e infantil), rotavírus (combate diarreia por rotavírus), pneumonia (pneumo 10), hepatite A, catapora (varicela). Ao todo foram vacinadas 97 pessoas.

Contra a influenza apenas puderam tomar a vacina adultos a partir de 60 anos; pessoas com comorbidades comprovadas; crianças a partir de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; professores e profissionais da área da saúde; entre outros que integram os grupos prioritários. As vacinas de HPV foram destinadas para meninas e meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos. Já a vacina DTPA é indicada para mulheres grávidas e oferece proteção contra difteria, tétano e coqueluche.

A SES disponibilizou as doses das vacinas e uma equipe com enfermeiros, vacinadores e pessoal de apoio, para a campanha que contou também com a participação dos profissionais que atuam na Divisão Médica do Fórum Des. Sarney Costa.

A diretora do Fórum Des. Sarney Costa, juíza Maria José França Ribeiro, esteve logo no início da manhã para acompanhar a campanha e aproveitou para atualizar sua carteira de vacinação.

A servidora Maria Rita Rodrigues, que trabalha na Contadoria Judicial, afirmou que aproveita as campanhas no Fórum para manter sua carteira de vacinação sempre atualizada. “Essas iniciativas são muito boas, pois não precisamos nos deslocar do local de trabalho para tomarmos as vacinas”, destacou. Ela também lembrou que manter a carteira de vacinação atualizada significa que a pessoa, além de se proteger, também está protegendo a sua família de doenças que circulam na região e para as quais já existem vacinas.

A funcionária da empresa terceirizada do Fórum, Maria de Fátima Pereira, disse que já espera as campanhas realizadas no Fórum para atualizar seu calendário vacinal. “Poder tomar nossas vacinas aqui facilita muito nossa rotina de trabalho, pois não precisamos nos ausentar para ir até um posto de saúde. E todos sabemos que vacina é saúde”, destacou.

Na primeira campanha de 2024, realizada no Fórum de São Luís em fevereiro, foram aplicadas 72 doses de vacina contra tétano, meningite, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), Dtpa, HPV, hepatite B e Covid-19 (bivalente). As campanhas de multivacinação são internas - direcionadas aos servidores e servidoras, colaboradores e colaboradoras, magistrados e magistradas, além de seus dependentes – ocorrem ao longo do ano e ocorrem na Divisão Médica e Odontológica do Fórum de São Luís.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS