Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Tocantins, Maranhão e Amazonas realizam reunião de alinhamento para 93º Encoge e 5º Fórum Fundiário

ENCONTRO DE CORREGEDORES

06/02/2024
ASSCOM CGJ-TO

Em preparação para o 93º Encontro do Colégio dos Corregedores Gerais da Justiça (Encoge) e o 5º Fórum Fundiário Nacional, que serão sediados no mês de abril pelo Poder Judiciário do Tocantins, nesta segunda-feira (05/02) foi realizada reunião de alinhamento com representantes do CCOGE e presidência do Fórum Fundiário Nacional na sede da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS).

Na reunião, que contou com a participação de juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça do Amazonas e do Maranhão, a corregedora-geral de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou a satisfação em sediar o evento e frisou a importância de promover um ambiente propício à troca de conhecimentos, experiências e soluções efetivas no campo jurídico e fundiário. “Com a dedicação e comprometimento de cada um, estamos confiantes de que o 93º Encoge e o 5º Fórum Fundiário Nacional no Tocantins serão um marco na busca pela justiça e pelo desenvolvimento sustentável em nossa sociedade”, disse. 

O coordenador do Núcleo de Governanças Fundiária e Sustentabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Amazonas, juiz auxiliar Áldrin Henrique de Castro Rodrigues, também ressaltou as boas expectativas com o evento, destacando que este será a primeiro encontro promovido sob a presidência do desembargador amazonense, Jomar Fernandes, recém-empossado presidente do Colégio dos Corregedores Gerais dos Tribunal de Justiça do Brasil.  “Fiquei muito satisfeito com a acolhida, sobretudo com o bom encaminhamento da reunião, de modo a conhecermos mais as iniciativas do Tribunal do Tocantins e tantas boas ideias para a esta edição do Encoge”, disse.

Ainda durante a reunião, foram debatidas algumas temáticas a serem abordadas no evento, incluindo a programação do Fórum Fundiário Nacional. “É um evento nacional que visa discutir temas que são relacionados à governança territorial, que é exatamente encontrar e entender as alternativas, as estratégias e desenvolver, não só a partir do judiciário, mas contando com todos os ombros parceiros do sistema de governança responsável de terras, soluções para o desenvolvimento econômico e social”, afirmou o coordenador do Núcleo de Governança Fundiária da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Maranhão, Douglas Lima da Guia.

Do Tocantins, participaram da reunião os juízes auxiliares da CGJUS, Arióstenis Guimarães e Esmar Custódio; o juiz coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, Wellington Magalhães; e a chefe de gabinete, Livia Ferreira.

EVENTO

O Encoge e Fórum Fundiário serão realizados em Palmas, entre os dias 10 e 12 de abril. Participarão do evento representantes das corregedorias de justiça de todos os estados brasileiros, além de especialistas e profissionais para debater questões pertinentes ao campo jurídico e promover a troca de experiências e conhecimentos sobre os desafios fundiários encontrados.

 

Fonte: CGJ-TO

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS