Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário interliga Comarca de Loreto com Ponto Digital em São Félix de Balsas

22/05/2023
ASSCOM CGJMA

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) instalou na última sexta-feira, 19, no termo judiciário de São Félix de Balsas, o 89º Ponto de Inclusão Digital do programa “Justiça de Todos”. Com a iniciativa, a população do município passa a contar com um canal direto de comunicação com o Fórum da Comarca de Loreto e todos os órgãos do Sistema de Justiça.

A sala, instalada na Praça dos Três Poderes, s/n.º – Centro, com capacidade para atender toda a população, foi viabilizada por meio de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de São Félix de Balsas, que cedeu o espaço físico, internet e um colaborador, treinado pela Corregedoria, para dar suporte técnico de atendimento a quem precisar acessar os sistemas.

O Ponto Digital foi inaugurado durante solenidade prestigiada pelo desembargador José Gonçalo, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA). O magistrado ressaltou a importância do Ponto Digital, que passa a ser utilizado também para o trabalho da Justiça Eleitoral no atendimento das demandas da população, a exemplo do cadastramento biométrico, e outros.

O teste de conexão foi realizado em videoconferência com a Comarca de Imperatriz. De lá, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, lembrou que o Ponto Digital simboliza a presença do Poder Judiciário no município termo. “É o pé do Judiciário na cidade, com a mão estendida para a população”, concluiu.

Participaram da solenidade de instalação do Ponto Digital em São Félix de Balsas, o juiz Alexandre Sabino Meira, titular da 5ª Vara da Comarca de Balsas e respondendo pela Comarca de Loreto; o magistrado Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas; os juízes Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da 2ª Vara da Família de Imperatriz; e José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, diretor da Secretaria-Geral da CGJ-MA; o prefeito de São Félix de Balsas, Marcio Pontes; o vereador Alessandro Sandes, presidente da Câmara Municipal de São Félix de Balsas; autoridades e vereadores municipais.

ESTRATÉGIA NACIONAL

O programa está alinhado aos macrodesafios previstos na Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026, bem como da Agenda 2030, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes) e 17 (Parcerias em prol das Metas). Também atende às orientações da Recomendação CNJ n.º 130/2022.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS