Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Casamento Comunitário une 92 casais de quatro cidades em uma cerimônia

CASAIS JOVENS E IDOSOS BENEFICIADOS COM A GRATUIDADE DO REGISTRO CIVIL

16/02/2023
Helena Barbosa

A Quadra da Escola “Valério Miranda”, em Porto Franco, foi o palco da celebração do casamento comunitário de 92 casais, de quatro cidades que integram a Comarca de Porto Franco, que foram isentos do pagamento das custas pelos atos cartorários da união civil.

Noivos e noivas foram beneficiados com a gratuidade do registro civil por meio do projeto “Casamentos Comunitários”, realizado pela 2ª Vara da Comarca de Porto Franco, em parceria com o cartório do 2º Ofício da sede, cartórios únicos dos termos judiciários da comarca, e a Prefeitura Municipal de Porto Franco.

Noventa e dois casais se inscrevem para participar da cerimônia, e lotaram a quadra de esportes, junto aos seus familiares e testemunhas, que acompanharam noivos e noivas no momento solene. Os casais beneficiados com a gratuidade residem na sede da comarca, Porto Franco e nos termos da comarca, São João do Paraíso, Lajeado Novo e Campestre do Maranhão.

Casais mais idoso e mais jovem recebem as certidões de casamento dos juízes Alessandra Lima e e autoridades.

CASAIS JOVENS E IDOSOS BENEFICIADOS

O lavrador Inácio Francisco da Silva, residente na zona rural de Campestre do Maranhão, era um dos mais noivos mais idosos e disse sim à união com Lusinete Batista de Sousa, diante da juíza Alessandra Lima Silva. Dentre as noivas, Rayssa de Sousa Medrado, estudante, era a noiva mais jovem, com apenas 17 anos, que se uniu em matrimônio com o repositor Ricardo Sousa Oliveira, de 30 anos, residente em São João do Paraíso.

Foram celebrantes a juíza de Porto Franco e coordenadora do projeto, Alessandra Lima Silva (2ª Vara) e José Francisco de Souza Fernandes (1ª Vara) e os juízes colaboradores, Bruno Nayro de Andrade Miranda (1ª Vara) e Carlos Eduardo Coelho Sousa (2ª Vara), em auxílio ao ato.

Autoridades judiciárias e municipais durante a celebração.

Os prefeitos de Porto Franco, Deoclides Antônio Santos Neto Macedo, e a prefeita de Lajeado Novo, Ana Léa, compareceram à solenidade, além dos presidentes das câmaras dos quatro municípios beneficiados. Também estavam presentes o defensor público Rodrigo de Jesus Almeida, e o promotor de Justiça de Estreito, Paulo Castillo. O pastor Janio, da Igreja Evangélica, ministrou a bênção final aos presentes.

O juiz José Francisco, da 1ª Vara, saudou os casais e agradeceu a presença das autoridades que prestigiaram o enlace dos casais da comunidade, e que contribuíram para garantir a estrutura da cerimônia de recepção.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br


 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS