Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de Codó tem iluminação especial no 'Outubro Rosa'

IMPORTÂNCIA DO EXAME DE MAMOGRAFIA

11/10/2022
ASSCOM CGJMA

O Fórum do Judiciário de Codó recebeu iluminação especial, em sua fachada, para lembrar  a campanha “Outubro Rosa”, no mês dedicado à prevenção ao câncer de mama entre as mulheres. 

Com essa ação, a diretoria do Fórum de Codó, busca chamar a atenção dos servidores e usuários da Justiça codoense em relação à campanha nacional, que tem como objetivo alertar homens e mulheres sobre a importância de realizar exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença.

Segundo o secretário judicial da diretoria do fórum, Luis Antonio Guerreiro, a iluminação especial é feita desde 2020, para chamar a atenção das mulheres para a necessidade de realizar exames preventivos.

Cartão virtual do Instituto Nacional do Câncer (INCA-MS) sobre o exame de mamografia.
 

CÂNCER DE MAMA NO MARANHÃO

A data é lembrada há mais de dez anos no Brasil, como oportunidade para homens e mulheres se informarem sobre os sintomas e meios de prevenção e tratamento da doença, que se caracteriza por uma reprodução desordenada de células em órgãos no corpo.

Segundo estatísticas nacionais do Ministério da Saúde do ano de 2020, o câncer de mama entre as mulheres representa 29,7% dos novos casos da doença. No Estado do Maranhão, foi registrada uma taxa bruta estimada de 23,30 casos para cada 100 mil mulheres maranhenses naquele ano.

A orientação do Ministério da Saúde é que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame de mamografia de rotina para detecção do câncer de mama a cada dois anos.

Para saber mais informações sobre a doença o telefone “Disque Saúde” - 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h.

O instituto Nacional do Câncer (INCA) produziu um folheto virtual informativo sobre a doença. Veja aqui.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS