Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário de Ribamar promove roda de conversa com imigrantes venezuelanas

Agosto Lilás

30/08/2022
Michael Mesquita

O Poder Judiciário de São José de Ribamar, Termo Judiciário da Comarca da Ilha, através da equipe multidisciplinar, promoveu nesta segunda-feira, dia 29, uma Roda de Conversa com mulheres venezuelanas que moram no município. Na pauta, prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento integrou a agenda do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A Roda de Conversa aconteceu no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), que fica no bairro Trizidela da Maioba. “Os espaços de fomento e discussão dessa temática são fundamentais para que se possa compreender o fenômeno da violência contra meninas e mulheres e buscar estratégias para enfrentá-lo”, destacou Yeda Maranhão, assistente social e servidora, integrante da equipe multidisciplinar, que falou durante a Roda de Conversa. Ela e a psicóloga Cecília Abreu, também servidora, abordaram o tema da prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. 

De acordo com Cecília, o momento se propôs a apresentar informações sobre a Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, dando ênfase aos direitos da mulher em situação de violência, além de promover uma reflexão acerca da responsabilidade da sociedade na prevenção e enfrentamento do fenômeno. “Costumamos afirmar que a violência contra mulheres é um fenômeno complexo, multicausal e democrático, pois não escolhe classe social, etnia e nacionalidade. Nesse caso específico, o contexto da migração dessas mulheres venezuelanas acaba por deixá-las vulneráveis ainda mais e torná-las suscetíveis a diferentes formas de violência. Diante disso, nosso papel é instrumentalizá-las, para que possam reconhecer a violência sofrida em suas diferentes formas e sensibilizá-las a buscar ajuda dos órgãos competentes nesse assunto”, observou.

A Roda de Conversa foi realizada a convite do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de São José de Ribamar, e SAIR – Serviço de Atendimento aos Imigrantes e Refugiados, e contou com a participação de 20 imigrantes venezuelanas, e com o apoio de intérprete.

AGOSTO LILÁS

É uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade do fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Além de estimular a conscientização da sociedade para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da iluminação de prédios públicos com luz de cor lilás, o objetivo da proposta é orientar e difundir as medidas que podem ser adotadas, judicial e administrativamente, bem como informar quais órgãos e entidades envolvidos, redes de suporte disponíveis e canais de comunicação existentes. O projeto também estimula a promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral à mulher em situação de violência.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS