Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Quarta Vara da Mulher palestra sobre violência doméstica para colaboradores da Fundação Josué Montello

A iniciativa da Fundação Josué Montello integra o Programa "Cuide-Se" da Fundação Josué Montello

Publicado em 29 de Ago de 2025, 13h00. Atualizado em 29 de Ago de 2025, 12h27
Por Helena Barbosa

A 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís participou de uma ação educativa realizada no dia 28 de agosto de 2025, com uma palestra da equipe multidisciplinar sobre violência contra a mulher, para colaboradores da Fundação Josué Montello.

A atividade teve caráter informativo e preventivo, contribuindo para a sensibilização e conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero no âmbito institucional e social.

A palestra abordou os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha - física, psicológica, moral, sexual e patrimonial; os sinais que antecedem as agressões; como a vítima deve agir e identificar sinais de violência e como buscar ajuda. Enfocou, ainda, a importância do papel masculino, o engajamento dos homens na discussão, e como eles podem ser aliados na luta contra a violência.

Equipe da 4ª Vara da Mulher durante palestra na Fundação Josué Montello

AGOSTO LILÁS

A participação da 4ª Vara da Mulher foi uma das ações desenvolvidas durante a  campanha “Agosto Lilás”, de iniciativa da superintendente da Fundação Josué Montello, Maria Ocirema Gomes de Oliveira. Representaram a vara, como palestrantes, a assistente social Aldira Gomes; a assistente social Camila Dourado, residente; o estagiário de Serviço Social  Ítalo Viana e a secretária judicial Luana Maciel.

A iniciativa da Fundação Josué Montello integra o Programa “Cuide-Se” da Fundação, que tem como propósito promover a conscientização sobre a violência contra a mulher, sensibilizando e engajando a sociedade na construção de um ambiente de respeito, acolhimento e igualdade.

Segundo informações da Fundação,  a ação não apenas buscou cumprir o papel de sensibilizar sobre os diferentes tipos de violência contra à mulher, mas também reforçar a cultura de respeito e valorização de todos os seus colaboradores.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS