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VIRTUAL | 3ª Vara Criminal de Imperatriz implanta serviço de atendimento automatizado por whatsapp

Covid-19

12/05/2020

O juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, titular da 3ª Vara Criminal de Imperatriz, implantou, na última segunda-feira (12), atendimento virtual automatizado via aplicativo de mensagem (whatsapp) na unidade, que responde às perguntas mais frequentes feitas pelas partes, testemunhas, advogados e cidadãos em geral durante a pandemia de Covid-19.

O atendimento pode ser acionado por meio do telefone do gabinete do juiz (99 - 3529 2024). A ferramenta oferece itens como opção de perguntas-padrão sobre processos em tramitação; apreciação de processos conclusos; pauta de julgamento; marcação/confirmação de audiências; solicitação de contatos da unidade e outros serviços. Conforme a dúvida, o usuário digita o número correspondente à pergunta e recebe a resposta, automaticamente.

Ao enviar um "oi", o usuário recebe uma resposta de boas-vindas e de apresentação do atendimento, com orientações sobre as opções das informações que deseja obter. Para perguntas acerca de processos em tramitação, por exemplo, o serviço informa que o interessado pode obter informações sobre processos não sigilosos por meio da consulta processual virtual, disponível no portal do Poder Judiciário na internet, pelo nome da parte ou número do processo.

YOU TUBE - O juiz informou que algumas solicitações se realizam, inicialmente, de forma automática, mas, caso necessitem de outros procedimentos por parte dos juízes e servidores, as respostas serão dadas no prazo máximo de 48h. Em um vídeo publicado no You Tube, o juiz explica o funcionamento do atendimento virtual, que é exclusivo da 3ª Vara Criminal e pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/watch?v=MkGWpvBwDV0&feature=youtu.be

“Essa ferramenta facilita os trabalhos durante o período de pandemia, quando o atendimento presencial foi suspenso, porque estabelece uma forma rápida e ágil de atendimento automatizado às partes, com informações essenciais da vara e também porque nós estamos em plantão extraordinário, em sistema de rodízio de equipes, e não precisa que o servidor responda a cada uma dessas perguntas. A pergunta é enviada pelo whatsapp e o próprio sistema responde automaticamente. Nos casos em que o sistema não responde automaticamente, nós fornecemos as partes, o prazo de quarenta e oito horas para examinar o caso e encaminhar uma resposta pra ela pelo próprio WhatsApp”, disse o juiz.

O atendimento robotizado por celular não fornece explicações sobre conteúdo de decisões em processos em tramitação. Por existir um Provimento da Corregedoria Geral da Justiça impede que sejam prestadas informações sobre processos em tramitação por telefone, para preservar a intimidade e a privacidade das pessoas. Caso queira alguma informação que não consiga obter pelo site do Tribunal de Justiça, a pessoa deve procurar os canais competentes da Defensoria Pública ou do seu próprio advogado e solicitar alguma diligência ou informação específica sobre o teor do processo.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação da Corregedoria
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma

 

 

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