A 8ª Vara Criminal de São Luís realizará uma programação especial de atividades alinhadas ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – 18 de maio – e ao mês "Maio Laranja", dedicado pela Justiça a intensificar ações relacionadas à movimentação de processos de interesse da infância e juventude.
As ações da campanha buscam promover a mobilização social para dar visibilidade à campanha para prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de garantir a rapidez e efetividade da atuação judicial nos casos envolvendo essas vítimas.
Ao longo de todo o mês de maio, serão priorizadas e realizadas audiências de Depoimento Especial, garantindo um ambiente seguro e adequado para escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, conforme orientação da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Maranhão.
PROGRAMAÇÃO
Entre 6 e 14, o juiz Rommel Cruz Viégas participará de uma mesa redonda sobre tema alusivo à Campanha Maio Laranja, a convite do Centro Universitário de Ensino Superior Franciscano - UNIESF (6) e de palestras sobre o tema da campanha na Escola “Honório Odorico Ferreira”, localizada na zona rural de São Luís (14, às 10h) e na Escola “Sesi Araçagy” (16, às 10h).
No período de 19 a 30, será aberta e mantida a exposição "Acredite em Mim", no térreo do Fórum “Desembargador Sarney Costa”, no Calhau, com material visual e informativo sobre o tema, com a proposta de sensibilizar os profissionais do Direito e visitantes.
CÍRCULOS RESTAURATIVOS
Também serão realizadas sessões de Círculos Restaurativos com foco em casos que envolvam a temática da infância e juventude e/ou relacionados à violência, nos dias 21, 23, 26 e 28, na sede da 8ª Vara Criminal.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br