Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Em Balsas, oficiais de justiça participam de workshop sobre inovações na carreira

Workshop Oficial de Justiça na Prática apresentou inovações legais, técnicas e práticas para  execução das diversas modalidades de mandados

06/10/2022
Ascom ESMAM

Oficiais de justiça que atuam no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participaram, na Comarca de Balsas, do Workshop Oficial de Justiça na Prática, promovido pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), nos dias 4 e 5 de outubro. O evento também foi realizado em São Luís e Timon.

A capacitação, com duração de 14 horas-aula, abordou sobre práticas inovadoras na execução de ordens judiciais, regras e técnicas empregadas para o cumprimento de cada modalidade de mandado, além de discutir sobre a atualização dos atos normativos do Tribunal de Justiça que impactam na atividade prática dos oficiais.

"As ações formativas direcionadas aos oficiais e servidores da Central de Mandados contribuem significativamente para a melhoria da prestação jurisdicional na unidade judicial. Uma vez que padronizam procedimentos, rotinas e boas práticas destes profissionais, que representam a imagem do Poder Judiciário junto à sociedade, quando do cumprimento dos atos judiciais", destacou o juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas.

A oficial de justiça Jaciara Monteiro falou sobre a importância do evento como agregador de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos referente à execução das diversas modalidades de mandados. "Esperamos contribuir para o aprimoramento de habilidades e padronização dos procedimentos e certidões de diligência, para que se alcance o melhor resultado útil do processo, celeridade processual e diminuição da taxa de congestionamento", concluiu.

Especialista em Direito Processual Civil e Gestão Pública e em Avaliação Pericial de Bens e Direitos, a servidora apresentou o painel sobre comunicação assertiva e atos de comunicação processual na atividade profissional dos oficiais de justiça e o uso do Núcleo de Inteligência e sistemas de informação para mais efetividade processual.

Também participou como palestrante, o oficial de justiça e secretário da Central de Mandados da Comarca da Grande Ilha (TJMA), mestrando em Direito e Especialista em Gestão Pública, Charles Glauber da Costa Pimentel, que tratou sobre o planejamento e organização das Centrais de Mandado e cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha no plantão noturno. 

Por meio de estudos de casos práticos, os oficiais discutiram ainda a respeito do novo perfil da carreira; domínio da linguagem escrita, corporal, visual e oral, padrões de diligências; aperfeiçoamento dos mandados judiciais e das certidões; casos de recusa e fé pública e comunicação por hora certa.

Núcleo de Comunicação da ESMAM
esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS