Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

ESMAM capacita mais 134 formadores de magistrados

Qualificação pedagógica é destinada aos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas dos tribunais

16/12/2021
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) capacitou 134 novos formadores – Níveis 1 e 2 – nos últimos dois anos. Os cursos de formação (FOFO) são credenciados junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), para qualificação pedagógica dos professores que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas dos tribunais.

Em 2021, o conteúdo foi adaptado para ser ofertado na modalidade “a distância”, com duração de 16 a 40 horas-aula. As turmas são organizadas obedecendo critérios de nível, visando ao desenvolvimento de competências de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. Também participam convidados de outros Tribunais, em regime de compartilhamento.

Por meio da Coordenação Pedagógica e Núcleo EAD-ESMAM, foram ofertadas as turmas de Formação de Formadores: FOFO Nível 1 – Módulos 1 e 2 (Formação Para A Docência – Desenvolvimento de Ações Educacionais), e Módulo 3 (Avaliação e Gestão Pedagógica com Uso Métodos Ativos); além do Nível 2 (Oficina de Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem), e a Formação de Tutores no Contexto da Magistratura (Nível 2).

Nessas etapas, a proposta da ação formativa é reorganizar a prática docente do formador, considerando seu percurso de trabalho, suas experiências, a formação, e os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

A ideia é de que os participantes estejam aptos a analisar, individual e coletivamente, o processo de formação e a atividade docente no contexto da magistratura, bem como a aplicar os conhecimentos pedagógicos desenvolvidos ao longo dos cursos de formação de formadores na organização da aula e na utilização de metodologias ativas.

Parte do conteúdo é ministrado em aulas síncronas (ao vivo), garantindo a interação necessária entre os alunos e tutores. A presença nas videoconferências, bem como nos fóruns e demais atividades, é imprescindível para emissão da certificação.

TUTORES

Participam como tutores Erisevelton Silva Lima - pedagogo, doutor em Educação, atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores. Formador credenciado pela Enfam.

Fábio Penezi Póvoa - juiz de direito (TJPA), com experiência na área de Direito Público. especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. Formador credenciado pela  Enfam.

Liliane Campos Machado: Pós-doutora em Educação pela UnB e doutora em Educação pela UFU, professora adjunta III da Universidade de Brasília, presidente da Rede Inter-Regional sobre Docência na Educação Superior – RIDES, formadora credenciada pela Enfam.

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS