A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realizará o Concurso “Sentença Extraordinária”, destinado a premiar juízes e juízas que emitam sentenças de mérito que se destaquem pelos critérios de “qualidade técnica, clareza, coerência e relevância social”.
O Concurso tem por objetivos incentivar a produção judicial pautada na técnica, legislação, jurisprudência e observância aos princípios constitucionais; reconhecer e valorizar a qualidade e relevância social das decisões e difundir boas práticas de fundamentação, coerência argumentativa e clareza.
A iniciativa também pretende estimular a adoção de soluções inovadoras e efetivas na prestação jurisdicional; promover a uniformização de entendimentos e o aprimoramento da prestação jurisdicional no Estado do Maranhão.
QUALIDADE DOS ATOS JUDICIAIS
Ao abrir o concurso, a Corregedoria considerou que a qualidade dos atos judiciais repercute diretamente na legitimidade do Poder Judiciário, influenciando de forma significativa a confiança da sociedade na instituição e deve priorizar a qualidade nas decisões jurídicas.
A Corregedoria do Judiciário considerou, ainda, que a criação de políticas locais de valorização da atividade judicial se alinha às metas estratégicas do Poder Judiciário, do Conselho Nacional da Justiça.
O concurso será disciplinado por meio de Edital, que conterá as regras e procedimentos que regulamentarão a realização de cada edição, estabelecendo, dentre outros aspectos, prazos, critérios de avaliação, condições de participação e forma de premiação. Os temas que integrarão cada categoria serão definidos em edital específico de cada edição do concurso, considerando a organização judiciária vigente e as peculiaridades do concurso.
COMISSÕES
Será formada a Comissão de Pré-Seleção, composta por até 11 pessoas nomeadas ou pela pessoa titular da gestão da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, dentre servidoras ou servidores e magistradas ou magistrados com atuação nas áreas temáticas das categorias definidas no Edital, para seleção inicial das sentenças, para escolher três melhores de cada categoria que serão submetidas à apreciação da Comissão Julgadora.
Já a Comissão Julgadora, composta por até 11 pessoas serão nomeadas dentre os quais: magistrada ou um magistrado que atuará como presidente da Comissão e representantes da Defensoria Pública do Maranhão; da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Maranhão; do Ministério Público do Maranhão; da Associação dos Magistrados do Maranhão; da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão e cinco da CGJ-MA.
O concurso foi anunciado pela Portaria-CGJ Nº 2505, de 19 de agosto de 2025, assinado pelo corregedor-geral, desembargador José Luiz Almeida, corregedor-geral da Justiça do Maranhão.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br