Aberta ontem (12), na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a exposição “Arte do Povo da Rua”, que traz 60 obras em pintura sobre tela, artesanato com papel e material reciclável, desenhos, esculturas, além de fotos. A exposição coletiva reúne obras de 50 artistas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, de diversos estilos e fica aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 15 de agosto.
As obras são feitas por pessoas em situação de rua e retratam o potencial delas de criação e de renovar materiais que são descartados na natureza. A exposição é organizada por meio da parceria entre a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a rede de apoio que atende pessoas em situação de rua, o Comitê Nacional PopRuaJud e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Segundo a organizadora da exposição, a defensora pública e membro do Comitê Nacional PopRuaJud, Katia Cilene Oliveira Giraldi, a exposição “Arte do Povo da Rua” faz parte de um projeto mais amplo que inclui educação em direitos, projeto pedagógico e de pesquisa, estímulo a aprendizagem, profissionalização, expressão artística e cultural da pessoa em situação de rua.
A exposição “Arte do Povo de Rua” já passou pelos estados de São Paulo, Bahia e Amapá e integra a programação do II Encontro Nacional PopRuaJud, que acontece de 13 a 15 de agosto de 2025, em São Luís.
Galeria Celso Antônio de Menezes - É responsável pela promoção das ações culturais que contemplam as artes em geral (teatro, música, artes plásticas, fotografia). Para expor no local, é necessário agendamento que deve ser feito por meio do e-mail (asscom_forumslz@tjma.jus.br).
Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa