Está aberto o credenciamento de entidades públicas ou privadas, com finalidade social, sediadas no município de Amarante do Maranhão, para seleção de projetos que serão financiados com recursos da aplicação de penas alternativas.
O período de inscrição das entidades será de 26 de julho a 26 de agosto de 2025, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, na secretaria judicial do Fórum de Amarante do Maranhão. E o resultado do credenciamento será divulgado até o dia 4 de setembro de 2025, no Fórum e na imprensa oficial.
Os recursos oferecidos serão repassados de acordo com a disponibilidade financeira da Vara Única e deverão ser utilizados no prazo estabelecido no termo de convênio e prestar contas dos valores recebidos no prazo de até 30 dias após a conclusão do projeto.
PRIORIDADE
Os valores serão destinados prioritariamente a projetos que com número expressivo de cumpridores de prestação de serviços à comunidade; que atuem diretamente na execução penal, assistência à ressocialização de apenados, assistência às vítimas de crimes e prevenção da criminalidade; que prestem serviços de maior relevância social e tenham viabilidade de implementação e sejam vinculados a programas de apoio à desinstitucionalização e egressos do sistema penal.
Poderão participar entidades públicas ou privadas com comprovada finalidade social, regularmente constituída há pelo menos um ano; dirigida por pessoas que não tenham sido condenadas por improbidade administrativa ou por crimes praticados contra a administração pública; que priorize a execução penal, assistência à ressocialização de apenados, assistência às vítimas de crimes e prevenção da criminalidade e que apresente projetos com viabilidade de implementação e relevância social.
É proibida a participação de entidades que tenham fins lucrativos ou político-partidários; que estejam em débito com a Administração Pública quanto à prestação de contas de recursos já recebidos; que sejam ligadas ao Poder Judiciário; que busquem promoção pessoal de magistrados ou integrantes das entidades beneficiadas e que utilizem os recursos para pagamento de remuneração fixa a dirigentes ou condicionem o serviço prestado à conversão religiosa.
DOCUMENTAÇÃO
Os interessados no credenciamento deverão apresentar os seguintes documentos:
– Documentos constitutivos da entidade e do representante legal;
– Projeto a ser desenvolvido, contendo objetivos, metas, plano de execução e estimativa de custos;
– Certidões negativas cíveis e criminais da entidade e de seus dirigentes, emitidas pela Justiça Estadual e Federal de 1º Grau;
– Certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais;
– Certidão de regularidade eleitoral dos dirigentes;
– Declaração de que a entidade não está em mora na prestação de contas de recursos públicos anteriormente recebidos.
Entidades interessadas devem consultar o Edital (EDT-VNAM – 22025), assinado pela juíza Jordana Celestino Dourado, diretora do Fórum da Comarca de Amarante do Maranhão e publicado no Diário da Justiça Eletrônico de 18 de julho de 2025.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br