A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ_MA) determinou a redistribuição de processos em tramitação nos sistemas processuais para as novas 8ª e 9ª Varas da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís, na Comarca da Ilha, instaladas na última sexta-feira, 27, no 7º andar da Ala 6, Fórum do bairro do Calhau.
Por meio do Provimento nº 22/2025, de 26 de junho, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, regulamentou a redistribuição processual para as duas novas unidades, criadas pela Lei Complementar nº 283, de 24 de fevereiro de 2025.
As 8ª e 9ª Varas da Fazenda Pública reeceberão todos os processos judiciais eletrônicos existentes no acervo dos segundos cargos, das 6ª e 7ª Varas da Fazenda Pública de São Luís.
10ª, 11ª e 12ª VARAS DA FAZENDA PÚBLICA
As duas varas foram instaladas pelo Tribunal de Justiça e CGJ-MA, a fim de melhorar o processamento e o julgamento das ações da Fazenda Estadual, Fazenda Municipal e demais previstas no artigo 129, inciso II, da Lei nº 8.213/1991.
Com o funcionamento dessas unidades, as 8ª, 9ª e 10ª Varas da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís passam a ser chamadas de 10ª, 11ª e 12ª Varas da Fazenda Pública.
A medida tomada pela CGJ-MA garante que a redistribuição da demanda processual atenda à necessidade de disciplinar a distribuição de processos para essas unidades, de forma a assegurar o equilíbrio do volume de processos entre as varas, relacionados à matéria de competência concorrente, sem descuidar das regras de fixação de competência vigentes.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br