Os grupos Cacuriá do Jhon e Companhia Didara encerraram nesta quinta-feira (26/6) a temporada junina do Fórum Des. Sarney Costa. Ao longo do mês de junho, batalhões tradicionais de bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá, forró pé de serra e outras brincadeiras típicas do período se apresentaram para o público que chegava ao Fórum pela manhã.
O primeiro a se apresentar nesta quinta-feira foi o Cacuriá do John, com 12 casais de dançarinos. O grupo é um dos maiores de São Luís em número de integrantes – 64 no total. Com 22 anos de fundação, é integrado por jovens dos bairros São Cristóvão, Anjo da Guarda, Vila Esperança, além do município da Raposa. O fundador do grupo, John Silva, disse que na Vila Esperança, onde funciona a sede da brincadeira, durante todo o ano é desenvolvido um projeto social com pessoas da comunidade, com aulas de dança popular, com ênfase no cacuriá.
Já a Companhia Didara mostrou ao público presente na apresentação no Fórum de São Luís vários ritmos de música e dança, passando pelo forró, carimbó, tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa e quadrilha. Criado há 20 anos, o grupo é formado por jovens de Panaquatira, em São José de Ribamar, município da Ilha de São Luís. Na comunidade, segundo a coordenadora da companhia, Tatiane Santos, o grupo desenvolve, em parceria com o Boi de Panaquatira (sotaque de matraca), projetos sociais voltados para cultura e educação.
A temporada junina do Fórum de São Luís, uma iniciativa da Diretoria do órgão, contou com a parceria da Secretaria de Cultura do Maranhão (SECMA) que disponibilizoutodas as brincadeiras para as apresentações.
Durante o mês de junho houve também apresentação do Boi Brilho da Ilha e Boi da Lua (orquestra), Boi Oriente (sotaque da Baixada), trio Forró Pegado e Quadrilha Paraíso do Sertão.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br