Estantes e bebedouros antigos que estavam sem uso, foram doados pelo Fórum “Desembargador Sarney Costa”, em São Luís, para a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Maranhão (SEAP) e passarão a ser utilizados no atendimento ao público pelo órgão.
Foram doadas 19 estantes de aço vazado, na cor cinza, com valor de mercado em torno de R$ 300,00 e oito bebedouros de parede, que custam em torno de R$ 1.850,00 cada - quando novos.A doação do material foi feita em 5 de maio, pelo chefe da Divisão de Material e Patrimônio da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), Dalton Luis Melo, ao secretário adjunto de engenharia e manutenção da SEAP, Rafael Velasco Brandani, e aprovada pela diretora do Fórum, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago.
A estimativa da SEAP é de que cerca de 500 pessoas serão beneficiadas com o acesso aos materiais sem custos, de forma direta, incluindo servidores e servidoras e pessoas presas que participam das oficinas de trabalho nas unidades prisionais.
DESTRALHE
O secretário da SEAP disse ter tomado conhecimento da disponibilidade do material durante reunião do Conselho Penitenciário do Maranhão e informou que as estantes serão destinadas às áreas operacionais e administrativas da SEAP, incluindo as unidades prisionais, para organização de materiais. E os bebedouros, após reparos, serão utilizados em oficinas de trabalho das unidades prisionais, permitindo que os custodiados tenham acesso a água filtrada e gelada de forma mais próxima durante a jornada de trabalho.
Segundo o chefe da Divisão de Material e Patrimônio do Fórum, o trabalho de conserto e restauração de móveis e equipamentos pela sua equipe aumentou as chances de reutilização dos móveis e equipamentos em desuso, agora destinados para doação para outros órgãos públicos e instituições da sociedade civil.
POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE
As estantes doadas pertenciam ao mobiliário do Arquivo do Fórum e foram substituídas por móveis mais modernos e funcionais para atender à demanda desse setor. Uma outra parte das estantes foi doada para o Cartório de Pinheiro e para a Polícia Militar. Já os bebedouros estavam quebrados e sem condição de conserto para uso, devido à falta de contrato no Judiciário para esse fim, e seriam descartados pelo Programa “Destralhe” do Tribunal de Justiça e serão consertados e aproveitados pela SEAP.
As iniciativas de descarte e reaproveitamento de materiais inservíveis no Fórum atendem às exigências da política de sustentabilidade do Poder Judiciário do Maranhão, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
As ações dessa política integram o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Maranhão (PLS-PJMA 2021-2026), e realizadas pela Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social envolve 60 unidades estratégicas e recebe o apoio da Corregedoria Geral da Justiça e do Fórum de São Luís.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br