Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís encerra Janeiro Branco com projeto de apoio a iniciativas de promoção do bem-estar coletivo

BEM-ESTAR

Publicado em 31 de Jan de 2025, 13h53. Atualizado em 4 de Fev de 2025, 17h47
Por Valquíria Santana

A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa lançou o projeto “Dire Apoia”, que neste mês destaca a campanha Janeiro Branco de conscientização e valorização da saúde mental como prioridade coletiva. O objetivo do projeto é sensibilizar e incentivar atitudes positivas que promovam o bem-estar individual e coletivo, por meio do apoio e fortalecimento de iniciativas sobre temas sociais relevantes ao longo do ano.

Para encerrar o Janeiro Branco, a diretoria do Fórum realizou, nesta sexta-feira (31), no hall térreo do prédio, atividades com música e entrega de arranjos de flores na cor branca. Houve a apresentação da bandolinista e maestrina do coral Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica (Vila Palmeira), Flor Duarte, que executou canções da MPB (Música Popular Brasileira). “Quando mente, corpo e espírito estão alinhados, o ser humano consegue ter saúde plena”, lembrou a musicista.

Quem chegava ao Fórum e passava pelo hall do prédio nesta sexta-feira (31) recebia as Flores de Luz (ikebanas), entregues pela ministra da Igreja Messiânica, Dalva Araújo, e pela assistente e a professora de arte da mesma instituição, Dayane Jale de Lima e Maria Teresa Santos. “Trabalhamos a espiritualidade. As flores têm a capacidade de transformar os sentimentos das pessoas. A música e as outras formas de arte de alto nível elevam as emoções e todas são formas de terapia e de transformação pessoal”, disse a professora.

A servidora Ana Cristina Brito (Setor de Distribuição) afirmou que atividade como a da campanha Janeiro Branco, realizada no Fórum de São Luís, contribui para conscientizar sobre a saúde mental e emocional. “Momento como este traz calmaria e nos leva a pensar nossa espiritualidade e no cuidado que precisamos ter com nossa saúde emocional e não apenas com a física”, afirmou.

Para José de Ribamar Rodrigues, funcionário da empresa terceirizada do Fórum, há muitas pessoas sofrendo com problemas mentais, principalmente a depressão, e o Janeiro Branco chama a atenção para a importância do diagnóstico e do tratamento. “Todos nós conhecemos alguém assim, seja um familiar, um vizinho ou um amigo. Muita gente ainda não tem conhecimento sobre essas doenças”, ressaltou.

Dire Apoia - a diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, explicou que a campanha Janeiro Branco procura alertar as pessoas sobre a saúde mental, promover a saúde antes que os sintomas apareçam e também a necessidade de buscar ajuda nos casos sintomáticos. A magistrada disse que, por meio do Projeto "Dire Apoia", serão realizadas ações mensais de acordo com a campanha do mês. Mais do que uma ação informativa, a iniciativa busca ser um catalisador de mudanças, incentivando o engajamento de servidores, servidoras, magistrados, magistradas, colaboradores, operadores do Direito e da comunidade em geral na construção de uma sociedade mais empática, responsável e consciente, destaca o projeto.

Janeiro Branco - faz alusão a uma folha de papel em branco, reforçando a ideia de que o mês de janeiro, tradicionalmente associado a recomeços, é ideal para refletir sobre a saúde mental e iniciar um processo de reestruturação pessoal. A campanha surgiu no Brasil em 2014 e foi criada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, com o a intenção de levar a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional de todos. A iniciativa é inspirada por movimentos como o Outubro Rosa, mês de conscientização para prevenção e tratamento do câncer de mama, e o Novembro Azul (câncer de próstata).

O Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade (9,3% da população do país), o que representa cerca de 18 milhões de brasileiros, e a depressão, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, provocou um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A saúde mental integra o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, sendo oferecidos serviços gratuitos para a população nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros.

Confira as fotos em: https://flic.kr/s/aHBqjBZRM3

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS