Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Prevenção é a principal aliada da saúde mental

O assunto foi discutido por psiquiatras e psicóloga do Poder Judiciário do Maranhão

18/01/2024
Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, realizou na manhã desta quinta-feira (18/1), no Centro Administrativo, roda de conversa sobre saúde mental com a psicóloga Ingrid Rodrigues e as psiquiatras Graça Souto e Talita Tobias (Divisão Médica). 

‌Este foi o primeiro encontro do mês de janeiro objetivando estimular os cuidados com saúde mental no início do ano. “Como falamos no “Setembro Amarelo”, da prevenção ao suicídio, a ideia é que desde este mês comecemos a ter mais cuidado com a nossa saúde mental, trabalhar com novos hábitos, desenvolver um estilo de vida que seja mais saudável, vamos atuar em termos de prevenção”, comentou a psicóloga Ingrid Rodrigues.

‌Ingrid comentou, também, que a discussão é sobre qualidade de vida e como se programar para que o ano seja efetivamente diferente do ano anterior. “Enquanto não escolhermos fazer coisas diferentes, nossa vida não vai ter um saldo diferente do que ela tem”, frizou.

‌Segundo a psiquiatra Talita Tobias, a doença costuma ser mais valorizada do que a saúde, principalmente a saúde mental, pois as pessoas só lembram quando adoecem ou quando tem alguém em casa doente causando um sofrimento para a família inteira. “As pessoas precisam fazer um trabalho de prevenção, de conscientização do que vai trazer saúde mental. Elas até se lembram da atividade física para perder peso, para melhorar o sono, mas ninguém lembra que atividade física ajuda na saúde mental, é fator de proteção para depressão, e outros transtornos. Precisamos cuidar não só da saúde física mas, principalmente, da saúde mental”, finalizou.

‌Outro fator importante comentado pela médica Graça Souto é a importância de acabar com o estigma da psiquiatria. “As pessoas precisam tomar conhecimento do que é um transtorno mental, precisamos fazer a prevenção através da psiquiatria para mantermos a saúde mental. Quanto mais esclarecidos, mais querem esconder por receio de não serem mais respeitados, de serem estigmatizados. Precisamos ter o equilíbrio para não adoecer”, esclareceu.

‌No final do encontro, Ingrid Rodrigues informou que as ações buscam efetivamente colher frutos. “Ouvimos as pessoas que estavam aqui, que participaram, e a ideia é colocar em prática aquilo que foi discutido, pensado e provocar cada vez mais nas pessoas, reflexões que possam resultar em ações que vão levar uma melhoria da qualidade de vida”, finalizou.

‌‌A Coordenadora de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial, Mariany Melo Oliveira, afirmou que as divisões de saúde do TJMA estão comprometidas com a assistência, com projetos voltados ao acolhimento, e de intervenção em saúde mental. “É ajudar as pessoas a desenvolver os seus próprios mecanismos de resolução, de comprometimento com a sua saúde mental. Como o servidor ou a servidora, o magistrado ou a magistrada, possam ter esse autocuidado junto com todas essas ferramentas e todas as estratégias de gestão que também são desenvolvidas para que o ambiente de trabalho seja saudável”, esclareceu.

‌Mariany explicou que o objetivo não é somente resolver problemas, mas prevenir e promover o bem-estar no meio de trabalho, onde se inclui as ações de qualidade de vida, inserindo a assistência adequada nas situações de adoecimento, com tratamento, afastamento e a adequação do ambiente de trabalho.

‌“Esse ano é um ano de fortalecer, temos também outros projetos que vão ser divulgados e passando por estilo de vida saudável, por desenvolvimento de amor e prazer no ambiente de trabalho, a autogestão do tempo, através de várias dicas que as profissionais deram hoje aqui na reunião para que tenhamos um sentido da vida, um propósito no trabalho que traga essa saúde mental ”, disse.

O encontro reuniu servidores, servidoras e terceirizadas.

JANEIRO BRANCO

Ainda nesta quinta-feira, 18/1 (16h) e no dia 25/1 (11h) será realizado o encontro on-line “Diálogos sobre saúde mental com psicólogos e assistente social”, por meio da Divisão Psicossocial do TJMA. No dia 18/1 (16h), o encontro será com o psicólogo Railson Rodrigues e a assistente social Eloina Abrantes (Divisão Psicossocial do TJMA); e no dia 25/1 (11h) com a psicóloga Tatiana Carvalho e a assistente social Célia Alves, por meio de sala on-line exclusiva para magistrados e servidores dialogarem com os profissionais sobre saúde mental. A sala poderá ser acessada por meio do link https://vc.tjma.jus.br/divpsico.

A programação contará ainda com a palestra on-line “Sentido da vida e saúde mental no trabalho”, que acontece no dia 24/1 (quarta-feira) às 11h , por meio do link https://vc.tjma.jus.br/divpsico, com a psicóloga Tatiana Carvalho e a convidada Rogener Almeida, psicóloga clínica; pedagoga; especialista em leitura e formação de Leitores; doutora e pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade John Fitzgerald Kennedy em Buenos Aires, Argentina.

‌ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198 4373


 

GALERIA DE FOTOS