Poder Judiciário/Mídias/Notícias

"Encontros Regionais" reforça compromisso do Judiciário com saúde e bem-estar de servidores(as) e magistrados(as)

O terceiro dia de atividades teve debates e ações de saúde como destaque

Publicado em 26 de Jun de 2025, 8h00. Atualizado em 26 de Jun de 2025, 9h11
Por Letícia Araújo/ Márcio Rodrigo

A manhã do terceiro dia de atividades dos Encontros Regionais no polo de Santa Inês iniciou com ações de cuidado com a saúde e bem-estar dos magistrados/as e servidores/as. Nessa quarta-feira (25/6), durante a programação do evento, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu destaque a debates sobre qualidade de vida, educação parental e atendimentos de saúde.

Equipes reuniram-se no prédio do Juizado Especial Cível e Criminal de Santa Inês em busca dos serviços de enfermagem oferecidos pela Divisão Médica do TJMA. A servidora Conceição Cadilhe realizou aferição de pressão e temperatura, teste de glicemia e orientações sobre cuidados diários com a saúde, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Uma mulher idosa, com uniforme médico verde, está sentada à esquerda, com o braço esticado, segurando um termômetro infravermelho na direção da testa de uma mulher mais jovem, sentada à direita. A mulher mais jovem, vestindo uma regata preta e calças jeans azuis, tem cabelos loiros lisos e compridos, e está de perfil para a esquerda, olhando para o termômetro. O consultório é bem iluminado, com paredes brancas e uma mesa de madeira clara que as separa. Sobre a mesa, há um monitor de computador preto, um teclado, um mouse e um esfigmomanômetro digital preto e branco com um manguito inflável. Há também uma caneta e um cartão branco. Ao fundo, à esquerda, é possível ver um pedaço de outra mesa e alguns equipamentos eletrônicos.

Após os atendimentos de triagem, foram realizados os encaminhamentos para consulta médica e psicológica por videoconferência com os profissionais do quadro.

No turno da tarde, com o intuito de apresentar as ações direcionadas à promoção da qualidade de vida de magistrados/as e servidores/as desenvolvidas pelo Judiciário maranhense,  a chefe da Divisão Psicossocial do TJMA, Thayane Mesquita, ministrou a palestra “Qualidade de Vida no Trabalho: um caminho para o sucesso no Poder Judiciário”, no Senac.

Durante a exposição, a palestrante questionou os presentes sobre os principais desafios da rotina de trabalho, as respostas mais comuns foram estresse e necessidade de lidar com questões complexas.

A partir dos desafios, o debate foi ampliado, abordando os pilares da qualidade de vida no trabalho que são implementados pelo TJMA como o amparo à saúde física e mental, a construção de um ambiente de trabalho positivo, o estímulo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além do incentivo ao desenvolvimento profissional.

Uma mulher jovem, com cabelos pretos na altura dos ombros, está usando óculos de armação fina e dourada, brincos de argola, e uma camiseta polo azul marinho. Ela tem um crachá de identificação pendurado no pescoço. Em sua mão direita, ela segura um microfone preto, e a mão esquerda está levantada, gesticulando enquanto ela fala. Ao fundo, um banner branco, em letras azuis e grandes, parcialmente visível. A iluminação é clara e a foto é tirada em um ambiente interno.

“Viemos falar hoje sobre a importância vital da qualidade de vida no ambiente de trabalho para magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário. Estamos investindo muito nesse fator e batendo nessa tecla para buscar construir um ambiente mais produtivo, harmonioso e resiliente para todos”, declarou a palestrante.

Segundo dados da Coordenadoria da Saúde, o TJMA atualmente atende cerca de 6600 servidores e servidoras com foco na saúde ocupacional e qualidade de vida como prioridades, promovendo o aumento da produtividade, redução de estresse, melhoria no clima organizacional, crescimento pessoal e profissional.

Entre as principais ações implementadas para a promoção do para o bem-estar, destacam-se ginástica laboral, pausas estratégicas durante o dia de trabalho, exercícios físicos, estímulo ao cuidado com a saúde física e saúde mental, oportunidades de cursos e capacitações.

SAÚDE NO JUDICIÁRIO

Também foram apresentados os recursos adotados pela Justiça maranhense para garantir a qualidade de vida, são eles, o programa FUNBEN, programa similar ao plano de saúde; os espaços bem-estar, que permitem a prática de relaxamento, ginástica laboral, acompanhamento nutricional, bioimpedância de forma itinerante nos polos judiciais do Estado; e o projeto Dicas que Saúde, pelo qual, semanalmente, são divulgadas curiosidades, orientações e dicas sobre cuidados com a saúde, seja física, odontológica ou mental.

Confira a última publicação do “Dicas de Saúde”:

A palestrante também deu orientações sobre agendamentos de consultas, explicou sobre o funcionamento das avaliações anuais dos servidores e das servidoras e as avaliações relacionadas a licenças, perícias e teletrabalho.

EDUCAÇÃO PARENTAL

No final da tarde, a vice-presidente do IBDFAM/MA e presidente da Comissão de Infância e Juventude do IBDFAM/MA, Bruna Barbieri abordou a temática “Educação parental - Parentalidade Positiva”. A discussão tratou do panorama das violência contra crianças e adolescentes, debatendo sobre saúde mental dentro da família, negligência parental, presença e disponibilidade emocional para os filhos, entre outros assuntos.

Uma mulher jovem, com cabelos castanhos escuros na altura dos ombros, está vestindo um terno vermelho brilhante. Ela tem a pele clara, usa óculos com armação fina e redonda, e está segurando um microfone preto com a mão direita, falando. Ao fundo, um telão branco exibe a palavra "com", em letras azuis e grandes, parcialmente visível, e a sigla "SC" abaixo. A iluminação é clara e a foto é tirada em um ambiente interno.

Ao reforçar a metáfora do “cérebro maduro”, a educadora destacou a importância do autocontrole e do exemplo no processo de educar. “Mais do que discursos, são as atitudes diárias que moldam o comportamento dos filhos”, declarou.

A professora também sublinhou a necessidade de ampliar o acesso a programas de formação para pais, mães e cuidadores, comparando a educação parental à capacitação profissional. “As habilidades parentais não são herdadas, são aprendidas”, pontuou Bruna Barbieri.

Ao final, celebrou a sanção da Lei Estadual nº 12.313/2024, que institui o Dia e a Semana Estadual da Conscientização sobre Educação Parental no Maranhão. A iniciativa fortalece políticas públicas voltadas às famílias e estabelece o dia 15 de maio como referência anual para ações educativas e mobilizadoras.

Um grupo diverso de cerca de trinta pessoas está em pé e sorrindo para a câmera em uma sala de aula com mesas e cadeiras vazias dispostas em fileiras no primeiro plano. A maioria das pessoas está vestindo trajes formais ou semiformais. Há também um projetor de vídeo pendurado no teto. Duas faixas azuis escuras com o texto "ENCONTROS REGIONAIS" e "ENCONTROS EDUCAR" em branco são visíveis nas paredes laterais. A iluminação é clara, vinda das luzes do teto e de janelas à esquerda, fora do enquadramento.

Confira o álbum completo do fotógrafo Ribamar Pinheiro

Acesse a programação completa do evento


 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055--2023

GALERIA DE FOTOS