Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Oficiais de Justiça recebem formação em gestão de central de mandados

Curso foca a gestão eficaz, célere e responsiva

Publicado em 18 de Nov de 2024, 11h50. Atualizado em 18 de Nov de 2024, 18h49
Por Helena Barbosa

Oficiais de Justiça e servidores administrativos do Judiciário de Coroatá participaram do curso “As Centrais de Mandados como Instrumentos de Gestão Eficaz”, nos dias  11 a 13/11, no salão do Tribunal do Júri do Fórum.

O conteúdo do curso foi apresentado pelo oficial de Justiça Charles Costa Pimentel, supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha de São Luís; pela oficiala de Justiça Jaciara Santos Rodrigues – coordenadores do curso - Adoniran de Sousa Pereira, oficial de Justiça e instrutor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) e Marcio Eduardo Maciel, oficial de Justiça.

O comandante do 24º. Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Maurício Bezerra e os policiais militares que prestam apoio ao Judiciário em Coroatá, Cláudio Ewerton Campos da Silva e Erinaldo da Silva Rodrigues participaram do “Módulo Medida Protetiva, na Prática”.

Equipe do curso com a juíza de Coroatá, Anelise Reginatto (na frente, ao centro).

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO

Por meio do curso, o Judiciário realiza formação continuada dos Oficiais de Justiça do Poder Judiciário, para desempenharem o trabalho especializado de execução de mandados, durante o período de implantação das centrais de mandados das comarcas de médio porte.

A formação foca a gestão eficaz, célere e responsiva, com o uso de ferramentas de controle de prazos e produtividade. Também capacita os secretários judiciais para promover o alinhamento de ações e procedimentos da nova forma de gestão da Central de Mandados, de modo a melhorar a prestação da Justiça em favor da sociedade.

Segundo Pimentel, essa iniciativa não apenas instala um novo setor dentro da estrutura do Judiciário maranhense, mas também proporciona capacitação e formação aos servidores das comarcas, em especial aos oficiais de Justiça. “Em cada localidade, levamos conhecimento, mas também aprendemos muito com os colegas, o que torna essa jornada uma via de mão dupla”.

COMARCAS

O projeto começou em 21 de agosto de 2023, na comarca de Santa Inês e já foi levado a Bacabal, Pedreiras, Pinheiro, Itapecuru, Caxias, Codó, Chapadinha, Açailândia, Araioses, Barra do Corda, Viana, Rosário, Barreirinhas, Timon, Coelho Neto, Zé Doca, Lago da Pedra e Coroatá.

Nova edição da ação está prevista para os dias 25 e 26/11, na Comarca de João Lisboa. No próximo ano, o projeto deverá ser concluído nas comarcas de Vitorino Freire, Presidente Dutra, Estreito, Grajaú, Porto Franco, Buriticupu e Santa Luzia do Tide.

O projeto é realizado com apoio da ESMAM e da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS