Jornada intensa de trabalho, variadas demandas e ritmo acelerado das rotinas digitais fazem parte da realidade dos profissionais que atuam no Judiciário. Para ajudar servidores e servidoras a gerenciar melhor esse cenário, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou a tereceira edição do curso “Gestão de Tempo”. A formação, voltada à equipe da Secretaria Judiciária Única Digital de 1º Grau (SEJUD), encerrou-se na quarta-feira (26/11).
A proposta da nova capacitação da ESMAM consiste em mergulhar no autoconhecimento, identificar padrões, refletir sobre escolhas diárias e construir hábitos que sustentem uma rotina mais organizada, equilibrada e significativa — no trabalho e na vida pessoal.
Conduzido pela analista judiciária administradora, e doutora em Administração Luciana Brandão Ferreira, o curso trouxe a provocação de que produtividade começa dentro de cada pessoa, e rompeu com a ideia de que gerir o tempo se resume a métodos, agendas e checklists.
A formadora conduziu os participantes em um percurso que combinou teoria, conversa franca e exercícios práticos. Também foram discutidos temas que atravessam o cotidiano de quem atua em setores de alta demanda, como ansiedade, distrações digitais, convivência em ambientes de intenso fluxo de trabalho e os desafios de quem alterna entre atividades presenciais e o regime de teletrabalho.
Com conteúdo leve, aplicável e conectado à realidade dos participantes, o curso reafirmou a importância de olhar para dentro para conseguir render mais por fora, lpromovendo o entendimento de que gestão do tempo está relacionada a propósito, consciência e prática diária.
“A intenção não era apenas apresentar ferramentas, mas promover uma jornada de autoconhecimento, de identificação de comportamentos produtivos e improdutivos”, destacou a formadora.
Segundo ela, os participantes rapidamente perceberam o quanto esses fatores impactam a qualidade de vida e o desempenho coletivo. “Eles deram um feedback muito positivo. O impacto do autoconhecimento e da qualidade de vida sempre chama atenção, porque eles passaram a se perceber mais — e isso é muito significativo.”
As três turmas atenderam plenamente às necessidades de um setor marcado por grande volume de processos e prazos apertados. A capacitação ajudou a fortalecer práticas mais eficientes, inspirou estratégias para reorganizar rotinas e estimulou a construção de hábitos que favoreçam um ambiente colaborativo, saudável e, claro, mais produtivo.
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