Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA recebe visita institucional do TJAM para conhecer Almoxarifado Virtual

Boas práticas de gestão administrativa do TJMA atraem o interesse de outras instituições do Judiciário

Publicado em 13 de Nov de 2025, 11h00. Atualizado em 13 de Nov de 2025, 11h29
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, nesta terça-feira (11/11), visita institucional de representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), interessados em conhecer as boas práticas de gestão de materiais implantadas pela instituição. O encontro, realizado na Unidade Administrativa V, no bairro da Alemanha, foi conduzido pelo diretor administrativo, Rodrigo Valente, pela coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso, e pelo chefe da Divisão de Administração de Material, Wendell Ribeiro.

Durante a visita, o diretor administrativo, Rodrigo Valente, apresentou a estrutura da Diretoria Administrativa e ressaltou que a gestão de materiais exerce um papel essencial no apoio às atividades judiciais e administrativas, garantindo as condições de funcionamento contínuo das unidades. Destacou, ainda, que “o modelo de suprimentos implantado pelo TJMA substitui o acúmulo pela inteligência logística, o estoque preventivo pelo planejamento e a burocracia pela produtividade. O resultado é uma estrutura mais eficiente, transparente e aderente às necessidades reais do Judiciário”.

Fernanda Lindoso e Wendell Ribeiro, explicaram que, o Almoxarifado Virtual, foi implantado em 2024 e em pouco tempo trouxe resultados visíveis e expressivos. O novo modelo rompeu com o formato tradicional, baseado em estoques preventivos e diversos processos licitatórios fragmentados, passando a operar com fornecimento sob demanda, inspirando-se em metodologias como o Just in Time e a Lean Logistics (Logística Enxuta). 

“O projeto é a prova de que é possível adotar no setor público procedimentos de alta performance consagrados na iniciativa privada, com ganhos reais de eficiência e controle. O Almoxarifado Virtual demonstrou que a gestão pública pode ser moderna, enxuta e orientada a resultados, sem perder a transparência nem o rigor institucional”, afirmou Fernanda Lindoso.

RECONHECIMENTO INTERCÂMBIO INSTITUCIONAL

Desde a adoção dessas novas práticas, o modelo maranhense tem atraído o interesse de instituições públicas de diferentes esferas. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e o Ministério Público do Maranhão (MPMA) também visitaram o TJMA para conhecer o modelo de gestão de suprimentos e suas aplicações práticas.

Fora do sistema de Justiça, a Secretaria Municipal de Educação de Queimados (RJ) aderiu à Ata de Registro de Preços do Tribunal, reconhecendo o formato de fornecimento e gestão adotado pelo TJMA como exemplo de organização, economicidade e racionalização dos recursos públicos.

O reconhecimento alcançado pelo projeto reflete o empenho da gestão do Tribunal e o comprometimento das equipes envolvidas na modernização dos processos administrativos. O resultado é fruto de um trabalho contínuo de planejamento, integração e inovação, que tem consolidado o TJMA como uma instituição comprometida com a eficiência, a transparência e a melhoria permanente da gestão pública.
 

Agência TJMA de Notícias
 asscom@tjma.jus.br
 (98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS