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TJMA inicia operação do Almoxarifado Virtual com workshop

Todas as comarcas do interior, incluídas São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, poderão realizar os pedidos de material pelo Almoxarifado Virtual a partir desta terça, 7/5

06/05/2024
Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) realizou, na última sexta-feira (3/5), workshop on-line, com a participação de servidores e servidoras de comarcas de todo o Estado, marco inicial do início da operação do Almoxarifado Virtual, ferramenta que objetiva modernizar o gerenciamento de recursos materiais, oferecendo um sistema de pedidos on-line para uma gestão de estoque mais sustentável e eficiente. 

A apresentação das funcionalidades da nova ferramenta foi realizada pelo diretor Administrativo, Rodrigo Valente; pela coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso; e pelo chefe de Administração de Material, Wendell Ribeiro, que ressaltaram os aspectos relevantes do projeto. 

O diretor Administrativo, Rodrigo Valente, enfatizou que o Almoxarifado Virtual representa um modelo estratégico de gestão de materiais, que gerencia todo o ciclo logístico desde a aquisição até a entrega, nos termos da Resolução N° 28/2024. Entre as diretrizes e objetivos do normativo ele destacou o direcionamento para a transição do modelo tradicional “just in case” (baseado em estoques preventivos) que hoje vigora no TJMA, para um modelo “just in time”, baseado na gestão sob demanda, o que reduz custos e aumenta a eficiência.

IMPLANTAÇÃO

O chefe de Administração de Material, Wendell Ribeiro, detalhou que todas comarcas do interior do Estado, incluindo São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, poderão realizar suas solicitações de material de consumo administrativo diretamente no Portal do Almoxarifado Virtual, a partir desta terça-feira (7/5)

Nessa data, as equipes da Divisão de Administração de Material (DAM) e da empresa BR SUPPLY realizarão ato conhecido como “operação assistida”, onde os técnicos da empresa e servidores da DAM, realizarão acompanhamento on-line dos usuários, das 9h às 17h, auxiliando na realização de pedidos e esclarecendo dúvidas. “Essa abordagem hands-on facilitará a transição, ajudará a resolver quaisquer dúvidas ou problemas em tempo real, trazendo segurança aos servidores e gestores”, frisou Wendell Ribeiro. 

LINK DA OPERAÇÃO ASSISTIDA

LINK DO PORTAL DO ALMOXARIFADO VIRTUAL

ADESÃO DE SERVIDORES E SERVIDORAS

O workshop teve ampla adesão dos servidores e servidoras do TJMA, registrando a presença on-line de mais de 200 pessoas simultaneamente, refletindo a expectativa do público interno com a mudança e os seus efeitos.

Os servidores acompanharam as apresentações feitas pela Diretoria Administrativa, e puderam conhecer o novo portal do Almoxarifado Virtual, simulando pedidos de material, acompanhados pela equipe de implantação da empresa BR SUPPLY Suprimentos Corporativos, contratada para realizar a operação do serviço.

A capacitação oferecida foi planejada para assegurar que cada servidor e servidora pudesse navegar no sistema com confiança, realizando pedidos e gerenciando o recebimento e a conferência de materiais.

RESULTADOS IMEDIATOS

Um dos principais aspectos de melhoria do novo modelo é a redução significativa no tempo de entrega de materiais. Com o Almoxarifado Virtual, o TJMA espera cortar significativamente os prazos de entrega, que atualmente é de 2,5 meses, para menos de 30 dias, por meio da gestão eficiente de pedidos e da coordenação aprimorada das entregas. 

Em termos de economicidade, superando o atual modelo centralizado, a Divisão de Administração de Material deixará de organizar rotas de entrega de material realizadas por caminhões de propriedade do órgão, eliminando os custos com diárias e transporte, combustível e manutenção, que somam anualmente mais de R$ 600 mil. 

A implantação completa do novo modelo de gestão será concluída até o final de 2024. “Em cinco anos de contrato, a economia estimada será superior a R$ 11 milhões, podendo superar R$ 22 milhões em 10 anos com as prorrogações permitidas pela lei 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos)”, ressaltou a coordenadora de Material e Patrimônio, Fernanda Lindoso em sua apresentação. 

Ela destacou ainda os aspectos de sustentabilidade e desburocratização, com a atualização constante do catálogo à medida que itens com critérios de sustentabilidade são inseridos no mercado, sem a necessidade de realizar novos procedimentos licitatórios para cada novo produto.

FASES

De acordo com o cronograma da Comissão de Implantação do Almoxarifado Virtual -CIAV, na FASE-2 o sistema será implantado no Fórum de São Luís e nos Juizados da Capital. Por fim, a FASE-3 contemplará o prédio sede do TJMA, Corregedoria Geral da Justiça, centros administrativos e outras unidades descentralizadas, o que acontecerá respectivamente nos meses de agosto e outubro deste ano.

Para mais informações sobre o sistema ou para dúvidas sobre a operação, os servidores e as servidoras podem acessar o manual de operações existente no portal do Almoxarifado Virtual ou contactar diretamente a Divisão de Administração de Material através do e-mail divmaterial@tjma.jus.br ou pelos telefones (98) 2055-2479 e (98) 2055-2481.

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