No período de 1º a 4 de julho de 2024, a equipe da Coordenação dos Juizados Especiais da Corregedoria-Geral da Justiça esteve nas Comarcas de Timon, Caxias e Chapadinha, realizando visitas técnicas a unidades judiciais.
Ao longo do período, foram visitadas quatro unidades judiciais: o Juizado Especial Cível e Criminal de Timon e de Caxias e a Turma Recursal Cível e Criminal de Caxias e de Chapadinha.
Nessas unidades, o juiz Nelson Martins Filho, coordenador dos juizados especiais, apresentou o plano de trabalho da Coordenação dos Juizados Especiais para o biênio 2024-2026 e comunicou sobre as principais demandas da Corregedoria Geral da Justiça para alcançar as metas de produtividade fixadas pelo Conselho Nacional de Justiça.
ESCLARECIMENTOS E ORIENTAÇÕES
O juiz informou que durante a visita técnica a equipe de trabalho da Coordenação dos Juizados Especiais também presta esclarecimentos e orientações quanto às necessidades dos juizados especiais e turmas recursais e se inteira das reivindicações dos juízes e servidores.
Durante a estada nas comarcas, o coordenador se reuniu com titulares dos juizados e turmas recursais para discussão e deliberações sobre a pauta das visitas.
Participaram das reuniões os juízes Jorge Sales Leite, presidente da Turma Recursal de Caxias; Weliton Sousa Carvalho, membro; juíza Welinne de Souza Coelho, presidente da Turma Recursal de Chapadinha. O juiz Ailton Gutemberg também participou, como ouvinte.
Coordenador dos Juizados Especiais, Nelson Martins, com a juíza Welline Coelho, presidente da Turma Recursal de Chapadinha.
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
As visitas técnicas são utilizadas pela Corregedoria Geral da Justiça para identificar as demandas das unidades, diagnosticar possíveis obstáculos para alcançar um nível mais elevado de produtividade no Sistema dos Juizados Especiais e propor estratégias de ação para melhoria dos serviços.
As atividades da equipe da Corregedoria foram direcionadas para o enfrentamento de situações identificadas na gestão administrativa e processual das unidades, com foco no alcance das metas estabelecidas para a conquista da premiação “Selo Diamante”, oferecida pelo Conselho Nacional de Justiça.
O Selo Diamante objetiva estimular os tribunais brasileiros a buscar a excelência em gestão e planejamento, organização administrativa e judiciária, sistematização e disseminação das informações e produtividade.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br