Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário instala Ponto Digital em Morrinhos, povoado de Alto Parnaíba

Localidade que fica a 63 km da área urbana do município, é de difícil acesso e próximo à divisa com o Estado do Tocantins

13/03/2024
Márcio Rodrigo

“Com essa sala da Justiça, vamos deixar de gastar R$ 100,00 só de passagem, sem contar com alimentação e uma viagem de 124 km de ida e volta que demora quase cinco horas de ônibus”, com essa frase a lavradora Maria Domingas de Oliveira, moradora do Povoado Angico, avaliou a importância da chegada do Ponto de Inclusão Digital (PID) do Justiça de Todos no Povoado Morrinhos, o maior da zona rural do município de Alto Parnaíba, distante 1.034 km de São Luís.

O Ponto Digital em Morrinhos, instalado pelo Poder Judiciário do Maranhão nesta terça-feira (12/3), em parceria com o Município de Alto Parnaíba, vai atender além da comunidade local, os moradores dos povoados Espírito Santo, Angico, Salto, Capão, Campina, Cachoeira, e Bonfim, localizados em um raio de 30 km de distância de Morrinhos.

A solenidade de instalação contou com a participação do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, do Tribunal de Justiça do Maranhão; da magistrada Tereza Nina, coordenadora de Planejamento e Inovação da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), representando o desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça; do juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara da Comarca de Balsas e respondendo pela Comarca de Alto Parnaíba; do prefeito de Alto Parnaíba, Itamar Nunes Vieira; do vereador Nivaldo Filho, presidente da Câmara Municipal; do advogado Danilo Albuquerque, procurador-geral do município, além vereadores, secretários municipais, e da comunidade em geral.

O desembargador José Gonçalo frisou que o propósito do Justiça de Todos é “facilitar a vida das pessoas que residem em localidades distantes e de difícil acesso, como Morrinhos”. Durante sua fala, o magistrado também citou o exemplo de um atendimento que ocorreu por meio do Ponto Digital de São Pedro dos Crentes (comarca de Balsas), instalado pela Corregedoria em agosto de 2022, com a participação de uma testemunha que estava morando nos Estados Unidos. “Então essa mesma facilidade chegou para os moradores de Morrinhos e localidades próximas”, avaliou.

Povoado Morrinhos é localidade de difícil acesso em Alto Parnaíba 

A juíza Tereza Nina parabenizou a comunidade pela importante conquista, e lembrou que o “Justiça de Todos” alcança a marca recorde de 118 salas virtuais instaladas em todas as regiões do Estado. “Após levarmos o Justiça de Todos para as zonas urbanas de todas cidades maranhenses que não possuem fórum, o desembargador Froz Sobrinho, pioneiro dessa iniciativa no país, determinou que a Corregedoria garantisse, até o final da sua gestão, o maior número possível de Pontos Digitais em povoados da zona rural, aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que agora terão amplo acesso aos serviços de todo o Sistema de Justiça”, lembrou a magistrada.

O juiz Douglas da Guia lembrou que os Pontos Digitais são de extrema importância, e citou exemplos da experiência na comarca de Balsas, onde é magistrado titular. “O Fórum de Balsas, já interligado aos seus quatro termos judiciários, avalia de forma muito positiva os resultados desse programa desenvolvido pelo Judiciário maranhense”, pontuou e também agradeceu ao prefeito Itamar Vieira, pela parceria, além de todas as outras pessoas que colaboraram para a implementação do Justiça de Todos em Morrinhos.

JUSTIÇA DE TODOS AVANÇA

Nesta quarta-feira (13/3), a Corregedoria vai instalar o 119º Ponto de Inclusão Digital, que será destinado aos moradores da zona rural da comarca de Balsas. A sala do Justiça de Todos será instalada em Batavo, povoado que fica localizado a 200 km da sede do município.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS