Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Mulheres são recebidas com música e ações de autocuidado pelo Fórum de São Luís nesta sexta (08)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08/03/2024
Valquiria Santana

As mulheres que chegaram ao Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) para trabalhar, nesta sexta-feira (08), foram recebidas com música, flores e ações de autocuidado, além de roda de conversa com a consultora de imagem, Renata Vasconcelos, e café da manhã, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento, promovido pela Diretoria do Fórum e Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), contou com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A diretora do Fórum, juíza Maria José França Ribeiro, deu as boas-vindas às mulheres que participaram das celebrações, no auditório Desembargadora Madalena Serejo. “Estamos felizes em poder dividir este dia tão especial com todas vocês”, disse, parabenizando às servidoras, magistradas, funcionárias terceirizadas, estagiárias, residentes e demais profissionais que atuam no órgão.

“Momentos como este são de reconhecimento ao nosso trabalho. É um dia muito especial para a luta da mulher; uma data marcada por fatos históricos”, lembrou a funcionária terceirizada, Flávia Pereira. Quem também participou de todas as atividades promovidas nesta sexta-feira (08) foi Joseleana Marques, funcionária da Gestor, empresa terceirizada do Fórum. Ela interagiu e opinou, durante a roda de conversa com a consultora Renata Vasconcelos.

Presentes nas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher também 11 residentes do curso de Direito, que atuam no Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ). “Momentos assim são importantes para que nos sintamos parte do Judiciário e reconhecidas como servidoras públicas”, afirmou a residente Amanda Póvoas.

As servidoras Cláudia Coaracy e Magali Miranda, lotadas da CGJ, destacaram a importância de se celebrar no ambiente de trabalho o Dia da Mulher. “É muito bom, principalmente por sabermos que o tribunal sempre valoriza esses momentos”, acrescentou Cláudia Coaracy. “É necessário esse reconhecimento, a demonstração da força do trabalho da mulher no Judiciário”, completou Magali Miranda. Para a servidora do Fórum, Raquel Salgueiro, celebração como a do Dia da Mulher reúne mulheres que atuam nas diversas unidades no órgão e “torna o ambiente mais leve, quebrando um pouco da nossa rotina de trabalho”, opinou.

RODA DE CONVERSA

Ao falar sobre imagem pessoal e autocuidado, na roda de conversa do Dia da Mulher, a professora de moda e consultora de imagem, Renata Vasconcelos, destacou temas relacionados ao cotidiano das mulheres. A consultora conversou com as participantes sobre autoestima, que ela definiu como a forma com que as pessoas se enxergam e se aceitam ou não; imagem pessoal, explicando que esse tema vai além da aparência, passando pelo comportamento, comunicação e o seu conteúdo. Destacou também os vários papéis desempenhados pelas mulheres, enfatizando as relações pessoais e ambiente de trabalho, questionando: “em algum momento vocês já se compararam ou aceitaram alguma comparação?”. Ela lembrou que esse tipo de comportamento é um inimigo da autoestima das mulheres.

Renata Vasconcelos abordou, ainda, questões relacionadas à autoconfiança, autorrespeito, autoaceitação e autocuidado. A consultora explicou que autocuidado é um conceito amplo, que vai além de simples ações de beleza, por exemplo. “É tudo aquilo que nos recarrega. Pode ser uma viagem, um almoço, um cochilo após as refeições, exercícios físicos, meditação, entre outras atividades que nos renova”, ensinou. Ela afirmou que quando a mulher não reserva para si momentos para se recarregar acaba se sobrecarregando. “Autocuidado não tem a ver com consumo, mas sim com a percepção que temos do nosso valor”, finalizou.

Após a roda de conversa, as mulheres participaram de um café da manhã e também puderam usufruir de ações de beleza e de qualidade de vida, disponibilizadas pelas consultoras parceiras do evento. No início da manhã, quando chegaram para o trabalho, no hall do Fórum, as mulheres foram recebidas com música, executada pelo saxofonista Orisvaldo Siqueira, tenente da Polícia Militar, que trabalha no Tribunal de Justiça.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS