Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) promoveu, a palestra A importância do autoconhecimento para o fortalecimento da própria identidade. O evento, realizado no Hotel Blue Tree, no dia 15 de março, reuniu desembargadoras e juízas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) para uma reflexão sobre os desafios da saúde mental e a importância do autocuidado.
A palestra foi conduzida pela psicóloga Fábia Carla de Castro Alves. Durante o encontro, as participantes refletiram sobre o autoconhecimento, os desafios das múltiplas jornadas das mulheres e a necessidade de estabelecer limites e preservar a individualidade.
Fábia Carla enfatizou que a identidade é essencial para a saúde mental e que conhecer a si mesma é um processo fundamental para equilibrar os diferentes papéis desempenhados ao longo da vida. "A identidade é a armadura da saúde mental. Para tanto, se faz necessário o processo do autoconhecimento para entender quais são as próprias necessidades que perpassam os vários papéis que a mulher possui dentro de suas individualidades", disse.
Para a psicóloga, é necessário compreender os próprios limites e comunicá-los nas relações. "Não podemos cuidar só da nossa superfície, senão tenderemos a nos encaixar em 'padrões' que não nos representam. É preciso saber quem somos para fazer os contornos necessários para nossas vidas, entendendo o que nos traz leveza, respeito e autonomia", afirmou.
A desembargadora Sônia Marial, diretora da ESMAM, ressaltou a importância do evento como um espaço de troca e aprendizado: "Este momento foi pensado para acolher e fortalecer nossas magistradas. Precisamos nos apoiar mutuamente e construir um ambiente de trabalho mais saudável e equilibrado", finalizou, acrescentando que a palestra faz parte de um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento humano e institucional da magistratura maranhense, com a promoção de iniciativas que valorizam o papel das mulheres no Judiciário e na sociedade.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
(98) 2055 2800