Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de Balsas realiza workshop Descomplicando o Autismo

DEBATE E INCLUSÃO SOCIAL

22/09/2023
ASSCOM CGJ/MA

O Poder Judiciário de Balsas realizou o Workshop “Descomplicando o Autismo”, na última quarta-feira, 20, no auditório da Faculdade UNIBALSAS. O evento, direcionado ao público em geral, contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Balsas, Associação de Mães de Crianças Autistas de Balsas e Prefeitura Municipal de Balsas.

O objetivo da ação foi debater temas relevantes sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, e outras questões sociais de grande importância na atualidade. A programação do evento contou com as palestras “A Realidade do Autismo no Brasil”, proferida pelo advogado Wellington Beckman, vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas Autistas da OAB Maranhão; e “Diagnóstico e Intervenção como Estratégias para a Inserção Social”, com o médico psiquiatra João Diniz Neto.

Wellington Beckman apresentou diversas situações registradas pelos meios de comunicação, onde crianças autistas foram submetidas a maus-tratos, por falta de capacitação de órgãos públicos para acolhimento dessas pessoas ou mesmo por ato de discriminação. O advogado também trouxe reflexões sobre o arcabouço legal em vigor no Brasil a respeito desse tema.

Já o psiquiatra João Neto destacou as possíveis causas do autismo, a importância do diagnóstico precoce na primeira infância e a necessidade do tratamento da pessoa autista visando a melhor qualidade de vida.

Segundo o juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª Vara de Balsas, que coordenou do workshop, a ação buscou ampliar junto às Instituições Públicas e Privadas que atuam no município, bem como na sociedade civil balsense, os conhecimentos sobre o tema a partir de discussões científicas e também da vivência de pais, mães e profissionais envolvidos. “Desse modo fomentamos o acolhimento e a difusão de políticas públicas voltadas ao TEA, favorecendo um ambiente inclusivo e livre de preconceitos”, pontuou o magistrado.

Durante o workshop houve a apresentação musical do pequeno Samuel, um garoto balsense diagnósticado com TEA. ‌Participaram do workshop, que também contou com o apoio da Faculdade UNIBALSAS, vários servidores do fórum de Balsas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, estudantes de psicologia da UNIBALSAS, professores da Rede Pública Municipal de Balsas, profissionais de saúde de Balsas, e pais e mães de autistas, que resultou em um público total de quase 370 pessoas.

Além do magistrado Douglas Lima da Guia, estiveram presentes ao evento o promotor de Justiça Antonio Lisboa; o defensor público Raphael Lobo; o secretário municipal de Educação, Higino Neto; a coordenadora do Curso de Direito da UNIBALSAS, Lisiane; o advogado Cristiano Rêgo, representante da OAB/Balsas; e a presidente da Associação das Mães de Autistas de Balsas, Andréia Trindade.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS