Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ  instala mais dois pontos de inclusão digital nas comarcas de Joselândia e Esperantinópolis

JUSTIÇA DE TODOS

Publicado em 10 de Jul de 2023, 8h20. Atualizado em 10 de Jul de 2023, 9h15
Por Letícia Araújo

Em mais uma semana de ações voltadas ao projeto especial da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA) intitulado “Justiça de Todos”, uma equipe da CGJ/MA deslocou-se para outros dois municípios do Estado com o objetivo de garantir o acesso à justiça e à cidadania, por meio da inclusão digital. Dessa vez, no dia 5 de julho, os municípios beneficiados pela iniciativa foram São Raimundo do Doca Bezerra, integrante da comarca de Esperantinópolis, e São José dos Basílios, integrante da comarca de Joselândia.

A iniciativa do Justiça de Todos consiste em garantir que a população residente em municípios que não são sede de Comarca também tenham acesso à Justiça, sem que haja necessidade de deslocamento até cidades próximas que possuam Fórum. Para alcançar tal objetivo são instaladas salas equipadas com computadores ligados à internet, permitindo que os jurisdicionados possam solucionar suas demandas judiciais por videoconferência, sendo auxiliados por um servidor facilitador. 

Durante a cerimônia de inauguração do 101º ponto de inclusão digital no município de São Raimundo do Doca Bezerra, a juíza coordenadora de Planejamento Estratégico da Corregedoria e coordenadora do “Justiça de Todos”, Tereza Nina, ressaltou a importância da iniciativa. “A partir da inauguração desta sala, a população terá uma parte do fórum de Esperantinópolis em São Raimundo do Doca Bezerra. A comunidade não precisará mais se deslocar até a Comarca para participar de audiências, fazer consulta de processos, falar com promotor e resolver suas demandas relacionadas à justiça”, comentou a juíza.

“É o poder judiciário, irmanado de outras entidades e órgãos, atuando para que os jurisdicionados possam ter acesso mais rapidamente a todos os serviços que são indispensáveis para que as pessoas tenham dignidade”, foi dessa maneira que a juíza Sinara Eliza Gama Freire, titular da Comarca de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Esperantinópolis, definiu a ação que agrega mais cidadania à população beneficiada.

Também participaram, o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Selton Miranda de Melo; o presidente da Câmara, Edivan do Livramento; o procurador-geral do município, Pablo Fonseca de Melo; e o representante do 5º Batalhão de polícia do município, Major Wellington.

SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS

Inauguração do 102° ponto de inclusão digital digital em São José dos Basílios

Logo em seguida, ainda na quarta-feira, 05, mais uma sala do projeto foi instalada no município de São José dos Basílios, integrante da Comarca de Joselândia. Com a instalação do 102º ponto de inclusão digital, a população residente no município não precisará percorrer cerca de 27 km até a sede da Comarca para ter acesso aos serviços oferecidos pelo poder judiciário.

A iniciativa é consolidada por meio de uma parceria entre a Corregedoria Geral da Justiça e as prefeituras municipais. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de São José dos Basílios, Creginaldo Rodrigues de Assis, comemorou o sucesso da ação. “É com grande satisfação que recebemos mais essa iniciativa que agrega muitos benefícios ao nosso povo”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes o juiz titular da 4ª Vara da Comarca de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Joselândia, José Bernardo Luiz de Melo; e o presidente da Câmara Municipal, Francilio Silva dos Santos.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

 

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS