Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA vai instalar Ponto de Inclusão Digital no território Indígena Bananal, em Grajaú

Com a nova unidade, o programa Justiça de Todos alcança 130 Pontos de Inclusão Digital em funcionamento, sendo o quarto em comunidades indígenas do Maranhão

Publicado em 2 de Out de 2025, 8h00. Atualizado em 29 de Set de 2025, 15h36
Por Márcio Rodrigo

No próximo dia 7 de outubro, às 9h, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instala o 130º Ponto de Inclusão Digital (PID) do programa Justiça de Todos no povoado Matos Além, localizado na região do território Indígena Bananal, município de Grajaú. Com a instalação, o programa Justiça de Todos amplia sua atuação junto às comunidades indígenas do Maranhão, garantindo atendimento remoto a serviços judiciais, participação em audiências por videoconferência e acesso ao balcão virtual, sem a necessidade de deslocamentos até a sede da comarca.

A ação é fruto da parceria entre o TJMA e a Prefeitura Municipal de Grajaú, com apoio das lideranças indígenas locais. O território Bananal é uma das áreas de maior relevância cultural e ambiental da região, e a presença do Poder Judiciário por meio do PID representa um avanço na promoção de acesso à Justiça e aos direitos fundamentais.

PONTOS DE INCLUSÃO DIGITAL

Os Pontos de Inclusão Digital oferecem estrutura equipada com computadores conectados à internet, permitindo o acesso a serviços da Justiça Estadual e Federal, além do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil. Facilitadores e facilitadoras locais auxiliam os usuários durante os atendimentos, garantindo acolhimento e orientação adequada.

  • Por meio de parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA (Cemulher), mulheres em situação de violência doméstica podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência eletrônicas, com decisão judicial em até 48 horas.

O programa Justiça de Todos foi implementado em maio de 2022 pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, à época corregedor-geral da Justiça. Sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência, Tereza Nina, a iniciativa já realizou mais de 15 mil atendimentos em todo o Estado, consolidando a maior rede digital de acesso à Justiça do país.

Alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 325/2020) e à Agenda 2030 da ONU, o programa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a redução das desigualdades (ODS 10), promoção da paz e justiça (ODS 16) e fortalecimento de parcerias institucionais (ODS 17).

AVISO DE PAUTA

O quê: instalação do 130º Ponto de Inclusão Digital do TJMA;

Quando: dia 7/10, às 9h;

Onde: Povoado Matos Além, território Indígena Bananal, município de Grajaú.

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS